Em um cenário gastronômico competitivo, a chave para o sucesso de um restaurante vai além de pratos deliciosos e um ambiente agradável. Uma equipe unida, com processos bem definidos, confiança mútua, compreensão dos objetivos e uma escuta ativa são os pilares essenciais para construir uma cultura de equipe forte e, consequentemente, alcançar o ápice no setor. Pedimos dicas e lições para Victor Macambira, CMO da Gass Company, uma das maiores redes de Especialistas em Gestão Gastronômica, presente em 7 países, com mais de 100 especialistas e Dennis Nakamura, ex-gestor do iFood e outras startups foodtech.
Equipe Unida: A Força do Coletivo
A base de qualquer restaurante de sucesso reside em sua equipe. Uma equipe unida, que compartilha valores e visões comuns, é o alicerce para um ambiente de trabalho positivo. Quando os membros da equipe se sentem valorizados e integrados a algo maior, a colaboração flui de forma natural, refletindo diretamente na satisfação dos clientes.
Para Victor Macambira, o primeiro passo é entender que somente através da equipe o seu restaurante consegue alcançar resultados. Muitos donos de restaurantes estão anestesiados pela enorme rotatividade de funcionários dentro do seu negócio e acabam esquecendo que quem atende os clientes e preparam os pratos são as pessoas mais importantes do seu negócio.
Victor Macambira, CMO da GASS Company
Processos Bem Definidos: A Orquestração da Eficiência
A eficiência operacional é impulsionada por processos claros e bem definidos. Um restaurante que opera como uma máquina bem lubrificada não apenas garante consistência, mas também melhora a experiência do cliente. Cada membro da equipe deve compreender os processos operacionais e estar alinhado com as melhores práticas, garantindo a sinergia no desempenho coletivo.
Para Dennis Nakamura, deve-se realizar o treinamento dos colaboradores da cozinha, do salão do delivery de uma forma muito respeitosa, para que todos saibam o que eles estão vendendo, como vender mais e melhor, e precisam provar o que eles oferecem. "Não adianta um garçom vender um prato que nunca experimentou", afirma o ex-gestor do iFood.
Dennis Nakamura, ex-gestor do iFood e outras empresas foodtech
"Ter uma visão de processos significa gerir a equipe com a mentalidade ajustada. Sempre que algum problema acontecer, a mentalidade de visão de processos vai procurar um erro na forma como a atividade foi executada e não mais será apontado dedo para as pessoas que executam as atividades. Os problemas estão nos processos ruins e não necessariamente nas pessoas" complementa Macambira
Confiar e Cooperar: O Alicerce da Produtividade
A confiança é o alicerce de qualquer relacionamento, e na equipe de um restaurante, não é diferente. Fomentar um ambiente onde a confiança é mútua facilita a cooperação entre os membros da equipe. De acordo com Macambira, dentro de um restaurante é comum haver um cabo de guerra entre a equipe operacional e o dono do restaurante. Esse grande distanciamento é em partes causado pela não confiança entre as partes. Estabelecer a cultura da confiança, permitindo que o dono de restaurante se mostre vulnerável e também é aprendizado junto com sua equipe, vai trazer a aproximação necessária para esse grupo de pessoas estejam juntos pelos mesmos objetivos;
Compreender Objetivos e Metas: A Rota para o Sucesso
É imperativo que todos os integrantes da equipe compreendam claramente os objetivos e metas estabelecidas para o restaurante. O alinhamento com as metas de negócio cria um senso de propósito compartilhado, inspirando todos a colaborarem rumo a um objetivo comum, consolidando a identidade e a missão do estabelecimento.
"Quando os restaurantes possuem uma visão nítida de onde querem chegar nos próximos anos, sobretudo se essa visão provocar crescimento de todo negócio e equipe, é possível envolver todos os funcionários na direção do mesmo objetivo que é fazer o negócio crescer através da boa lucratividade e excelência no atendimento dos clientes", afirma o executivo da GASS Company.
Ouvir a Todos: A Valorização da Diversidade de Ideias
"Valorizar a diversidade de ideias dentro da equipe é um diferencial inestimável. Estabelecer uma cultura que promova a expressão livre de sugestões e opiniões, independente do cargo, é um dos alicerces para a inovação", comenta Dennis Nakamura.
De acordo com Macambira, quando os donos de restaurantes escutam sistematicamente as pessoas do seu negócio em fóruns organizados, cria-se uma cultura de resolver problemas juntos. Diário, semanal ou mensal, são os mais importantes para investir um tempo precioso em discutir com a equipe sobre os problemas ocorridos, oportunidades criadas ou o resultado das metas, e isso provoca em todos os funcionários um sentimento de equipe forte e unidade. Todos juntos melhorando continuamente os processos e resultados de um restaurante é o que faz com que os negócios prosperem.
Em suma, a construção de uma cultura de equipe forte em um restaurante é uma jornada estratégica, onde a união, a clareza, a confiança, o entendimento dos objetivos e a valorização das vozes individuais se entrelaçam para formar um time coeso e, consequentemente, uma experiência excepcional para os clientes. Esses elementos fundamentais não apenas impulsionam o crescimento do restaurante, mas também solidificam sua reputação no mercado altamente competitivo da gastronomia.
Quase todos os restaurantes precisam de uma ajuda, o olhar de especialistas em gestão pode fazer, formatar processos que muitos empreendedores não aprenderam no passado. A GASS Company é conhecida por sua experiência no mercado gastronômico e busca oferecer soluções eficazes para os desafios enfrentados por donos de restaurantes. A empresa visa capacitar gestores e colaboradores do setor, fornecendo as ferramentas e estratégias necessárias para otimizar o desempenho das equipes e apoiar os resultados dos restaurantes.