Uma menina de 5 anos morreu após ser picada por um escorpião, em Formoso, na madrugada desta quarta-feira, 15. Segundo o secretário de saúde Breno Miranda, a menina morava no Distrito Federal (DF) e foi trazida pela família para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formosa, no Entorno do DF, onde morreu.
Breno informou que a menina foi picada pelo escorpião ao pisar nele quando entrava em casa. Segundo o secretário, preocupados, os familiares levaram a menina até a UPA e os médicos aplicaram o soro antiescorpiônico, mas ela morreu durante a madrugada.
O caso foi registrado na Polícia Civil (PC) como morte acidental e o corpo da menina foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
Entenda como funciona o soro e como agir em caso de acidente com escorpião.
Ao ser picado, a orientação é higienizar o local com água e sabão, manter o membro elevado e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Não é recomendado que se faça torniquete ou sucção no local para tentar extrair o veneno.
A médica Clarissa Duarte, também do Ciatox, explica que o soro é administrado em casos considerados moderados e graves.
Em um acidente leve, quando o paciente está apenas com dor local e dormência, não é necessário aplicar o soro. A orientação é aplicar remédios para a dor para que aliviem os sintomas que podem vir com a dor, como vômito e taquicardia, e ficar em observação.
Cada 1 ml do soro neutraliza 1 mg do veneno. Em casos moderados, são aplicadas três ampolas, cada uma de 5 ml. Em casos graves, são seis ampolas.