Uma criança de dois anos precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros (CBMGO), em Luziânia após se engasgar com uma moeda de R$ 0,25 centavos, na tarde de domingo, 10.
Segundo informações dos bombeiros, a criança foi levada até o batalhão pelos pais e pela avó, que chegaram no local acionando a buzina bem antes de parar na porta. Desesperados entregaram o filho aos cuidados do sargento Peixoto. “Percebi que a criança estava com muita dificuldade de respirar e emitia um som estranho” disse o militar.
Assim que percebeu a dificuldade que ela tinha para respirar o militar iniciou um procedimento conhecido como taponagem, que consiste em promover o movimento e deslocamento de objetos ou secreções que estejam obstruindo as vias respiratórias, como não obteve êxito, Peixoto realizou a manobra de heimlich, realizada com compressões abdominais para expulsão de objetos e alimentos que impeça a passagem de ar.
Na quinta manobra para alivio dos familiares e equipe de resgate, a moeda foi expelida pela criança, que pôde novamente voltar a respirar sem obstrução. “Foi um momento comovente porque todos ali estavam desesperado e, ao ver a criança voltando a respirar, ficaram muito aliviados e me agradeceram muito”, comemorou o sargento.
Embora fora de risco de morte, os bombeiros se ofereceram levar a criança até um hospital para atendimento médico, no entanto, a família do menino preferiu leva-lo para casa.