Crixás, a 322 km de Goiânia, é a primeira cidade de Goiás a adotar racionamento de água em razão da seca prolongada no estado.
De acordo com a Saneago, o município está há cinco meses sem chuvas, o que secou o Córrego Forquilha, principal fonte de abastecimento local.
O racionamento teve início nesta segunda-feira, 23, com a estratégia de fornecimento de água em dias alternados. A medida visa controlar o consumo até o retorno das chuvas. O calor intenso e a baixa umidade aumentaram a demanda por água na região.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de chuva para Crixás no sábado, 28, e no domingo, 29. No entanto, as temperaturas máximas devem chegar a 41°C nesses dias, com umidade mínima de 10% e 15%, respectivamente.
Medidas de alerta em todo o estado de Goiás
Além de Crixás, a Saneago já prepara planos de racionamento para sete outras cidades e a Região Metropolitana de Goiânia. As cidades são: Arenópolis, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Iporá, Mozarlândia, Nova Crixás e Porangatu.
Para evitar situações extremas e ajudar os sistemas de distribuição a funcionarem durante a seca, a Saneago reforça a importância do uso consciente da água. Recomenda-se banhos curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes e acumular o máximo de roupas para uma única lavagem na máquina. O reaproveitamento da água da lavagem também é indicado para limpar casas e quintais.
Regar plantas deve ser feito no início da manhã ou no final da tarde, e veículos só devem ser lavados em casos de extrema necessidade.