Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cruz ingressa no Solidariedade e mantém projeto de reeleição

Prefeito de Goiânia prefere deixar o Republicanos após sinalização de que perderia o apoio para concorrer ao Paço Municipal em 6 de outubro

Rogério Cruz, Telma Cruz, Denes Pereira e lideranças do Solidariedade: novos rumos Rogério Cruz, Telma Cruz, Denes Pereira e lideranças do Solidariedade: novos rumos

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, filiou-se, sábado (6), ao Solidariedade, ao ser comunicado de que não teria apoio do Republicanos para disputar a reeleição em 6 de outubro deste ano. O convite do SD partiu do presidente estadual da legenda, Denes Pereira, secretário municipal de Infraestrutura, após aval do deputado federal Paulinho da Força (SP). A primeira-dama Telma Cruz também ingressou no SD. A decisão foi precipitada pelo encerramento da “janela” – 6 de abril foi a última data para mudança de partido para quem quer concorrer ao pleito dest ano.

O prefeito contava, além do Solidariedade, o PDT, PP, DC, Avante e o PRD como opções para uma alternativa de filiação. O Solidariedade, no entanto, foi o que mais apresentou segurança para o projeto eleitoral de Cruz. Denes Pereira ofereceu a estrutura da legenda para que o prefeito executasse sua reeleição ao Paço Municipal.

O secretário municipal de governo de Goiânia, Jovair Arantes, explicou a decisão do prefeito de mudar de partido “Nós fizemos um ato rápido de filiação e na próxima semana faremos um evento maior para anunciar a toda a população. O Solidariedade é um partido que agrega muito, ele não tem conotação de direita, esquerda ou de centro”, afirmou.

Rogério Cruz se filiou ao Solidariedade, segundo Jovair Arantes, partido importante para agregar mais partidos de maior envergadura do ponto de vista do tempo de televisão e rádio na propaganda política eleitoral. “Esse momento é muito importante para o prefeito e para a cidade de Goiânia.”

Além do tempo de TV, Jovair Arantes afirmou que o Solidariedade também é um partido que agrega muito por “não ser de direita ou esquerda” e que “transita de forma positiva e agrega muito”. E acrescentou: “O objetivo é esse, agregar novos partidos, mais tempo de televisão, já que, em agosto, começa a campanha efetivamente”, continuou o secretário.

Jovair Arantes, no entanto, não adiantou quais seriam todos os partidos que estão em aliança com Rogério Cruz. Apenas afirmou que, além, claro, do Solidariedade, há o PP, Avante, o PDT, o Mobiliza, e reforçou que o Republicanos continua sendo parceiro e com espaço importante na campanha.

O prefeito de Goiânia afirmou que, com o Solidariedade, já são sete partidos que fazem parte da coligação do prefeito de Goiânia “A política é assim, ela abre portas e nós temos que aproveitar todas as portas abertas, e quando nós temos um trabalho como o que fazemos em Goiânia e para continuar ter segurança precisamos escolher um lugar que nos dê segurança”.

Foco no social

Em entrevista coletiva, Rogério Cru abordou o desafio de atuar em uma nova legenda políticas, mas evitou aprofundar sobre uma possível campanha a novo mandato ao Paço Municipal, ressaltando que está na vida pública para defender o social, “a vida dos mais necessitados”.

No ato de filiação, no diretório da legenda, em Goiânia, Rogério Cruz relembrou o convite feito pelo Solidariedade em junho passado. “É importante lembrar que esse é um momento que decidi particularmente para minha vida pública e política estar num partido que prioriza e tem a defesa do social e também as partes que defendo como homem público e político desde 2012 na cidade de Goiânia”.

O ingresso de Rogério Cruz no Solidariedade ocorreu diante do iminente apoio do Republicanos, presidido em Goiás pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, ao empresário e ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil) na corrida à prefeitura de Goiânia.

A expectativa de Cruz com o Solidariedade é garantir a viabilidade para tentar a reeleição, mesmo sem o apoio do governador Ronaldo Caiado, que lançou Sandro Mabel.

Novas obras

Como as convenções partidárias ocorrerão apenas no final de julho e início de agosto, o prefeito Rogério Cruz vai intensificar as ações para inaugurações de obras em saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura, em busca de crescimento de seu nome nas pesquisas eleitorais. Apenas na convenção do Solidariedade irá bater o martelo sobre a disputa eleitoral deste ano.

Agora, Rogério Cruz tem uma certeza: não poderá contar com o apoio do governador Ronaldo Caiado no primeiro turno das eleições em Goiânia, a quem apoiou no pleito de 2022 na corrida pelo Palácio das Esmeraldas.

Prefeito anuncia novo secretariado após desincompatibilizações no Paço

O prefeito Rogério Cruz finalizou a reforma administrativa feita por conta da descompatibilização de secretários e presidentes de autarquias deixarem os cargos para serem candidatos nas eleições municipais deste ano.

Deixam os cargos os secretários Geverson Abel (Desenvolvimento e Economia Criativa), Valdery Junior (Administração), Zander Fábio (Cultura) e Maria Yvelônia (Desenvolvimento Humano e Social), que pretendem disputar as eleições deste ano. Também há substituições na Secretaria de Comunicação e no Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS).

Rodrigo Caldas deixa a secretaria municipal de Educação e entra em seu lugar Milene Baldy Braga, secretária-executiva da pasta.

Para a Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) será nomeado o atual Chefe de Gabinete da pasta Thales Queiroz, bacharel em Administração em Turismo com MBA em Negociações Econômicas Internacionais pela PUC Goiás.

Já a Secretaria de Administração (Semad) será comandada pela atual secretária-executiva da pasta, Rafaella Canedo, que é administradora e acumula atuação no poder público desde 2011.

Na Secretaria de Cultura (Secult), assume o diretor artístico, produtor e conselheiro de cultura Eduardo de Souza.

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) passa a ser comandada pela ex-secretária executiva da pasta, Luanna Shirley Sousa, que é psicóloga com pós-graduação em administração pública, psicologia do trânsito e psicoterapia da constelação familiar.

Para a Secretaria de Comunicação (Secom), foi nomeado o ex-secretário executivo da pasta, publicitário Fábio Simonetti, que sucederá a Célio Campos.

Também houve mudança na presidência do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS). Deixa o cargo o médico Marcelo Marques Teixeira e entra a executiva em Secretariado Executivo Gardene Moreira.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) é presidida pelo advogado Nadim Neme. Na Companhia Municipal de Processamento de Dados (Comdata) possui como liquidante a administradora Eliene Tolentino. O Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE) é comandado pelo bacharel em direito Ângelo Rocelo Galon.

O prefeito Rogério Cruz já se reuniu com os novos titulares no gabinete, na tarde desta sexta-feira, e pediu aos novos auxiliares que se inteirem rapidamente dos projetos em execução, reforcem o ritmo de trabalho e avancem com as responsabilidades das respectivas pastas. Com as alterações, a Prefeitura de Goiânia amplia a participação de mulheres no primeiro escalão da administração.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias