Na culinária japonesa cotidiana os pratos mais consumidos não são o sushi ou sashimi. Pois, os japoneses consomem principalmente o arroz Gohan, lamen, macarrão udon e missoshiro, que é um tipo de sopa.
Já no Brasil, a comida japonesa é muito apreciada em restaurantes. Pois, os brasileiros têm o hábito de sair para comer sushi e outros pratos japoneses. Entretanto, muitas pessoas ficariam surpresas se soubessem que vários pratos que consomem nesses momentos não fazem parte do dia a dia dos japoneses.
Quer saber o que os japoneses comem no dia a dia e entender mais sobre a comida japonesa tradicional? Então, acompanhe esse post até o final e tire suas dúvidas!
O que significa culinária japonesa tradicional?
A culinária tradicional japonesa levou muitos séculos para se desenvolver. Portanto, sofreu influência de transformações sociais e políticas pelas quais o país passou ao longo do tempo.
Inclusive, o termo culinária japonesa faz referência a culinária tradicional do Japão ao final do período histórico do Sakoku. O Sakoku terminou no ano de 1868, e marcou o fim do isolamento político e social do Japão do resto do mundo.
Outro ponto importante é que a culinária tradicional do Japão inclui:
- Pratos desenvolvidos pelos japoneses ao longo do tempo, como sushi e o temaki;
- Iguarias trazidas do estrangeiro, mas que se tornaram popular entre os japoneses, como o tempurá;
- Pratos que vieram de fora do Japão e foram adaptados à culinária japonesa ao longo do tempo, sofrendo processos de modificação.
Para o Jornal Alerta Social, além disso, os japoneses valorizam os alimentos produzidos em cada estação. Portanto, os hábitos de alimentação podem variar conforme a época do ano, devido aos alimentos que estão ou não disponíveis.
O café da manhã é uma refeição muito importante no Japão
Uma das curiosidades mais interessantes sobre a comida japonesa é a diferença cultural quanto ao café da manhã. Porque, os japoneses fazem uma refeição completa, com pratos típicos japoneses, nesse horário.
Ou seja, os japoneses não têm o hábito de tomar uma xícara de café e comer um pão com manteiga, como no Brasil. Muito menos preparar ovos com bacon, café da manhã popular nos Estados Unidos.
É muito provável que um japonês médio consuma os mesmos alimentos que come no almoço ou no jantar, no seu café da manhã. Portanto, pratos como arroz gohan, missoshiro e peixes são parte da refeição que inicia o dia na cultura japonesa.
Como é a culinária japonesa no dia a dia?
Sushi e sashimi são com certeza sucessos da comida japonesa entre os brasileiros. Normalmente, quando pedimos comida japonesa, esses são os primeiros pratos que selecionamos.
Mas, no Japão isso é diferente. Em primeiro lugar, o principal alimento de qualquer refeição é o arroz gohan. E as refeições são compostas normalmente de três pratos:
- Arroz gohan;
- Um tipo de sopa;
- Acompanhamentos (legumes, peixes e etc.).
Normalmente, os acompanhamentos são legumes em conserva ou peixes e frutos do mar, que podem ter diferentes preparos. Por exemplo, uma refeição tradicional com três acompanhamentos irá conter:
- O arroz gohan e a sopa;
- Um acompanhamento cru, por exemplo, sashimi;
- Acompanhamento frito;
- Um acompanhamento fermentado ou cozido a vapor.
De acordo com o Jornal Cabrobó News, é comum também que pratos fritos ou agridoces substituam pratos cozidos. Já a bebida tradicional para acompanhar qualquer refeição é o chá, que pode ser o chá verde tradicional japonês ou outro.
Dicas finais
Alguns dos pratos mais consumidos no cotidiano pelos japoneses, além do gohan, incluem: missoshiro (sopa feita com pasta de soja), soba (macarrão frio com molho Wasabi), lamen (sopa), tamagoyaki (um tipo de omelete), macarrão udon, tsukemono (picles) e hiyayakko (tofu servido frio).
Isso não significa que o japonês não comam pratos como sushi, sashimi e tempurá. Mas, esses pratos não são consumidos todos os dias. Afinal, no cotidiano, há uma grande variedade de alimentos que entregam a comida japonesa. E muitos deles são pouco conhecidos dos brasileiros.
Gostou desse artigo? Quer aprender mais sobre a culinária japonesa tradicional? Deixe seu comentário!