
Deflagrada na manhã da última segunda-feira, 3, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a Operação Duas Rodas que tem como objetivo retirar das ruas motoristas e veículos irregulares. A ação já um dos preparativos para o carnaval e reforçar a fiscalização principalmente em relação a mtotociclistas.
Segundo as informações divulgadas pela polícia, em um período de duas horas que a operação foi deflagrada, dezenas de veículos foram apreendidos por estarem com os documentos vencidos, condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com ela suspensa, ausência de equipamentos obrigatórios, como falta de retrovisores ou estar com os pneus lisos.
A PRF informa que nos últimos cinco anos, apenas no perímetro urbano de Goiânia foram registrados 829 acidentes com motocicletas, com 950 feridos e 42 mortes, em 300 casos graves. Em Goiás nesse período mais de 260 motociclistas morreram segundo o levantamento divulgado.
De acordo com os dados da polícia, os acidentes com motociclista na BR-153, na região metropolitana representam 25% de todas as mortes no estado e um terço do total das ocorrências com motos. A polícia afirma que as principais infrações cometidas pelos motociclistas são não manter a distância de segurança, falta de sinalização ao mudar de faixa, excesso de velocidade, conversões irregulares e circulação entre veículos nos corredores.
Segundo os dados divulgados da ação deflagrada na segunda, das 142 motos abordadas, 113 foram notificações por irregularidades, 24 veículos foram apreendidos e 22 condutores tinham habilitação.