Cotidiano

Dengue tipo 3 retorna a Goiás após 17 anos

Alison Luz - Estágio DM

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 13:35 | Atualizado há 5 dias

Após 17 anos sem registros, a dengue do tipo 3 foi novamente identificada em três cidades de Goiás, Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, conforme informações da Secretaria de Saúde do estado.

O médico infectologista Marcelo Daher alerta para os riscos associados à circulação do vírus, especialmente pelo fato de que a maioria da população nunca teve contato com esse tipo da doença.

De acordo com Daher, a ausência do vírus por tanto tempo aumenta a preocupação com uma possível epidemia, uma vez que a população não possui imunidade prévia. Ele enfatiza que, embora os casos identificados em 2024 nas cidades de Goiatuba e Rio Verde já tenham sido curados, a situação exige atenção redobrada.

Em 2025, foi registrado um único caso em Anápolis, que se refere a um paciente residente em Mato Grosso, que estava temporariamente na cidade. Felizmente, esse paciente também se recuperou. A Secretaria de Saúde de Goiás continua monitorando a situação e reforçando a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A volta da dengue tipo 3 acende um alerta para a população goiana, que deve estar atenta aos sintomas da doença e adotar práticas de prevenção, como eliminar focos de água parada e utilizar repelentes.

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias