Descoberta do Brasil: Evolução da cultura brasileira de 1500 até 2021
Ananda Leonel
Publicado em 22 de abril de 2021 às 10:00 | Atualizado há 4 anos
A herança cultural do Brasil trata-se da miscigenação de diversas etnias com índios e africanos por três séculos, por conta dos portugueses terem sido responsáveis pelo descobrimento do país marcado oficialmente em 1500.
Além dos portugueses aportaram na colônia espanhóis, ingleses, franceses, holandeses e italianos, entretanto foi de Portugal que tivemos a principal herança cultural no Brasil pois foram os responsáveis em colonizar o país e dar início a população brasileira.
Os principais elementos culturais vem dos índios, dos portugueses e dos negros africanos assim como dos imigrantes.
Os índios fazem parte da formação do brasileiro, com o surgimento do caboclo, mestiço de branco com índio. Além disso, a culinária se faz presente até nos dias de hoje em certas regiões como a mandioca, é usada para farinha e diversos outros pratos, assim como utensílios de pescas, vocabulário como pindorama, Anhanguera, ibirapitanga entre outros, e até mesmo o folclore, nomes conhecidos e ensinados nas escolas em pleno século XXI: o boitatá, a Iara, saci-pererê e entre outros.
Os portugueses tiveram a maior influência no Brasil, trouxeram o idioma, religião, construções de povoados, cidades e até mesmo a agricultura. Atualmente as histórias e músicas que vemos a criançada cantar/contar nos dias de hoje como: cuca, bicho papão, peixe vivo, o cravo e a rosa e entre outros. Mas até mesmo o folclore é marcado com as danças dos portugueses como festa junina, cavalhada, fandango e a farra do boi.
Os negros africanos chegaram ao Brasil como escravos, mas a sua cultura foi empregada no país e podemos ver o reflexo dela nos dias de hoje, e a luta pelo respeito cultural, como a religião, costumes, culinária, dialetos mas principalmente a batalha contra o racismo. No Brasil, podemos ver os elementos culturais em Salvador por exemplo, pois foi a cidade que mais recebeu os africanos e sua cultura faz parte do nordeste.
Além disso, os imigrantes também trouxeram sua cultura para o país, podem não ter sido os principais mas deixaram os seus traços por aqui. Com a abertura dos portos em 1808, o Brasil passou a receber visitantes além das famílias portuguesas como os libaneses, sírios, poloneses, suíços, espanhóis, japoneses mas boa parte se deve aos italianos e os alemães por terem vindo em maior quantidade e fixaram por aqui. Além de seus idiomas, a arquitetura, culinária, datas comemorativas, folclores, costumes enraizaram no Brasil.
A famosa vinícola do sul do Brasil, se deve aos italianos e os alemães pois boa parte da serra gaúcha é predominante de suas linhagens. Bairros famosos como Bom retiro e Brás surgiram através dos italianos e a sua culinária é predominante por todo o Brasil, com suas famosas massas: macarronadas, pizzas, lasanhas e dentre outros.
A cultura brasileira ao longo dos anos passa por miscigenação de vários povos e etnias, com suas culturas e costumes entrelaçados principalmente com os europeus, os povos nativos e dos negros africano. Mas vale ressaltar que o país da miscigenação ainda há racismo, preconceito e o seu surgimento não foi pacífico, principalmente pela cultura do estupro em que as mulheres negras e índias eram violadas, e o abuso à mulher perdura até nos dias de hoje.
- Globo reúne vilãs icônicas em celebração dos 60 anos da emissora
- Presídio em Maceió adaptou sala de diretor para atender Collor
- Cardeais vão decidir data do conclave que Francisco transformou em desafio
- Sobe para 11 número de mortos em atropelamento em festival no Canadá
- Fifa anuncia jogo beneficente com lendas do futebol em homenagem ao papa Francisco