Uma fármacia foi interditada, na última quinta-feira, 4, por comercializar produtos fora do prazo de validade. A operação durou mais de dez horas e foi uma ação conjunta entre o Procon Goiás, a Vigilância Sanitária municipal, com a Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal, Polícia Militar e Procon de Valparaíso.
O levantamento da quantidade de produtos ainda está sendo feito, mas os agentes afirmam que mais da metade do que estava nas prateleiras estava fora do prazo de vencimento.
Havia também produtos com indício de adulteração na data de validade. Entre o que foi apreendido, encontrou-se medicamentos, latas de leite em pó, caixas de suplementos vitamínicos, itens de higiene pessoal, alguns deles com vencimento em 2019.
Durante a operação, os fiscais ainda encontraram um carimbo falso com nome de um médico que supostamente teria ligação com estabelecimento, situação que será investigada pela Polícia Civil. O proprietário do estabelecimento foi conduzido para a delegacia.
Por contrariar as normas de defesa do consumidor, como falta de informação aos clientes, pelo risco à saude pública, a farmácia foi autuada e interditada totalmente. Em caso de multa, o estabelecimento deverá pagar um valor que varia de R$754 e 11 milhões dependendo da extensão do dano, gravidade e faturamento da empresa. A empresa tem 10 dias para apresentar defesa.