O Procon Goiás informou que vai instaurar um Processo Administrativo Sancionatório contra a Enel, após entender que a resposta entregue na tarde de quarta-feira, 26, ao Termo de Notificação que pedia esclarecimentos sobre a denúncia de suspensão de atividades no estado, não foi satisfatória. A concessionária poderá ser multada em até R$ 11,3 milhões.
Segundo o superintendente do órgão, Levy Rafael Cornélio, a empresa não apresentou provas contrárias à paralisação dos serviços de manutenção e obras, bem como não arrolou, no documento mencionado, relatórios e cronogramas solicitados referentes à execução de obras e à transição da gestão para a empresa Equatorial.
Levy afirma que a empresa assume uma postura negligente, uma vez que se nega a prestar satisfações para o consumidor goiano, que já foi muito prejudicado pela má prestação de serviço. “A Enel figura, recorrentemente, no topo dos rankings de reclamações que divulgamos mensalmente nos nossos canais de comunicação. É uma das empresas com o maior número de reclamações, relacionadas principalmente à interrupção do fornecimento de energia, que gera prejuízos inestimáveis para os consumidores”, comenta.
Conforme o superintendente, a preocupação com a prestação de serviço aumenta sobretudo durante o período das chuvas. “No período chuvoso, a situação é mais crítica ainda porque consumidores como produtores rurais, por exemplo, chegam a ficar dias sem luz. O consumidor não pode ficar refém”, diz.
Em nota enviada ao DM, a Enel disse que está à disposição das autoridades locais para apresentar o plano de trabalho em execução e que "não figura no ranking das empresas mais reclamadas do Procon Goiás", diz. Confira a nota na íntegra:
A Enel Distribuição Goiás está à disposição das autoridades locais para apresentar o plano de trabalho em execução, que segue os mesmos moldes do realizado nos anos anteriores, e que resultaram numa redução média de mais de 50% na frequência e 40% na duração das quedas de energia em Goiás.
A empresa reafirma que segue trabalhando normalmente para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia no Estado e que, em nenhum momento, desmobilizou as operações. Para se ter uma ideia, a empresa conta, no momento, com até 1.300 equipes atuando em campo nos casos de emergência, mesmo quantitativo que tinha disponível no ano passado nesta função. O número dessas equipes hoje chega a ser 2,5 vezes superior ao contingente que a empresa contava em 2019.
Nos últimos 12 meses (outubro 2021 a setembro 2022) a companhia praticamente dobrou o número de ações de poda preventiva e correções de defeitos na rede em relação ao mesmo período de 2020/ 2021. Entre as ações de manutenção executadas pela Enel Goiás em 2022, cabe destacar a realização de cerca de 333 mil podas, a correção preventiva de 126,6 mil pontos de possíveis defeitos e a limpeza de cerca de 53.200 mil metros quadrados de faixa de servidão.
O compromisso da Enel Goiás com a distribuição de energia no Estado vai muito além do cumprimento dos indicadores de qualidade (de duração e frequência das interrupções). A companhia vem realizando uma verdadeira transformação na infraestrutura elétrica, buscando o avanço do sistema de forma duradoura. A distribuidora também cumpriu com todos as ações previstas no termo de compromisso firmado com o Governo do Estado e tem avançado com obras estruturantes, que incluem o atendimento à demanda reprimida histórica e a redução do passivo de conexões rurais.
Por fim, a Enel Distribuição Goiás esclarece que possui mais de 3 milhões de clientes e que o Procon Goiás registrou uma média de 1,5 mil solicitações em todo o Estado, por ano, o equivalente a menos de 0,05% dos seus clientes. A companhia destaca que não figura no ranking das empresas mais reclamadas do Procon Goiás.