Home / Cotidiano

COTIDIANO

Enem 2024 e a pressão psicológica que ele pode causar

Com a chegada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontece todo ano no país, alunos podem ter medo e ansiedade ao realizar o teste

Divulgação Divulgação

Alunos do Ensino Médio e quem sonham em entrar no curso Superior tem a oportunidade de cursar seja uma pública ou privada, a depender da nota que tirar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O que muitas vezes complica os estudantes que se inscreveram para a fazer a prova é a pressão que eles sentem antes mesmo das datas em que o exame será aplicado.

O ENEM 2024 está marcado para os dias 3 e 10 de novembro, e os estudos tem se intensificado inclusive com aulões para a preparação para o exame. Medo, pressão e inseguraça são as principais sensações que os estudantes tem ao irem para a prova.

A estudante Nayara da Silva, de 17 anos, conversou com a nossa reportagem e afirmou estar preocupada não apenas em fazer a prova, uma vez que está a primeira vez que ela faz o exame, mas também com o local em que o Enem irá ser aplicado.

"O Enem é como um destino inexorável esperado por mim. Eu estou presa em um ciclo de ansiedade e dúvida. O tempo é meu inimigo, e a concorrência é apenas uma sombra que me persegue. Eu não sei se vou conseguir uma nota boa. O tempo é tão curto e há tanto que eu não sei... eu sinto como se estivesse presa em um labirinto, sem saída. Todos estamos na mesma situação, então por que me estressar? Mas, o local da prova... se não for confortável, vai ser um desastre! Eu preciso encontrar um jeito de me acalmar e focar", diz Nayara da Silva, de 17 anos, que vai fazer a prova pela primeira vez.

Antes da prova ser aplicada, os professores tentam auxiliar os alunos a se acalmarem, e não pensarem tanto na prova para que possam ter tranquilidade ao responder as questões do exame.

A Jornalista e Professara Bernate Coelho ressaltou durante entrevista que o ENEM é um prova que pode definir a vida dos estudantes, e que é normal que eles sintam medo. Além disso ela lembra que também há pressão por parte da família e uma expectativa que é gerada em cima da prova que vai ser aplicada.

"Existe uma pressão familiar e social, e uma expectativa gerada em cima dessa prova, para que o estudante tenha uma nota boa. Com isso a gente como professor tenta ajudar, tentando acalma-los, e os incentivando a manter o foco, e acreditarem em si mesmo, e claro a manterem a maior tranquilidade possível na hora de fazer a prova. O Enem não é o fim do mundo, é uma etapa da vida, e tentar se sair bem é importante, mas lembrar que irá existir outras oportunidades, outras fases da vida. O importante é tentar dar o seu melhor", diz a Professora e Jornalista Bernadate Coelho.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias