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Matrículas aberta

Especialista orienta o que observar no processo de escolha da escola

Além das expectativas em torno da melhor formação, diretora do Colégio Simbios Young cita, inclusive, perfil do aluno e valores da família

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Matrículas abertas e rotina escolar de volta em poucas semanas. Para os pais que estão procurando a primeira escola para os filhos ou mesmo para aqueles que desejam transferi-los para outra instituição, o momento é de análise cuidadosa. Afinal, é uma decisão que pode impactar no futuro da criança. Segundo a diretora do Colégio Simbios Young, Luma Santos, o primeiro aspecto a ser levado em consideração é qual o perfil da criança e da família, pois apenas assim será possível elucidar o tipo de escola que melhor atenderá às expectativas.

Por exemplo, se o diálogo e a experiência fazem parte da rotina da criança e são entendidas como primordiais pela família, uma escola predominantemente conteudista pode não ser o ideal. Se, por outro lado, esse for um pilar familiar no desenvolvimento do filho, escolher uma escola que valoriza situações de troca e/ou de experimentação é o indicado.

Outro ponto bem importante diz respeito às referências da escola a partir de fontes confiáveis, como famílias que já foram atendidas pela instituição e/ou que tenham filhos na mesma idade e podem apresentar um escopo de opções. “A partir do momento que houver uma pré-seleção das escolas, é muito importante conhecer pessoalmente o ambiente escolar, estrutura física, grupo docente, carga horária e atividades extracurriculares oferecidas – quesitos que podem ser decisivos no momento final de escolha”, alerta Luma.

Dentro desse contexto, é importante avaliar a metodologia de ensino-aprendizagem adotada pela instituição. As tecnologias estão presentes como forma de potencializar o aprendizado? Quais são as ferramentas utilizadas no momento de explicação do conteúdo? Saber como é o programa de ensino de idiomas estrangeiros e projetos que desenvolvem, na prática, também são pontos importantes. Compreender o porquê das escolhas das atividades extracurriculares oferecidas é outro aspecto a ser considerado, pois elas ainda contribuem para a integração da comunidade escolar ao favorecerem eventos teatrais e/ou musicais. Saber se a escola investe em passeios pedagógicos, mostras científicas e/ou culturais, entender como são os eventos com a participação da família. Enfim, é importante listar todas as dúvidas.

Os horários de entrada e saída e a localização da escola também devem ser analisados para que não haja dificuldades no deslocamento e na adequação da família às regras escolares. Após a decisão final dos pais ou responsáveis, outra estratégia é levar a criança e/ou adolescente para conhecer a escola e coordenação. “Assim ela já começará a criar os primeiros vínculos com as pessoas que estarão ao seu lado durante a sua jornada escolar”, avalia Luma.

Infraestrutura e segurança

Tão importante quanto observar se o projeto pedagógico da escola é consistente e humanizado, é analisar quesitos como infraestrutura e segurança. Nesse sentido, salas de aulas amplas e arejadas devem ser priorizadas. O acesso a livros literários, recursos tecnológicos e extracurriculares, ambiente para a promoção de esportes e socialização, além de ambiente ao ar livre e acessibilidade para a inclusão também devem integrar essa análise.

Quanto à segurança é importante haver uma preocupação com a retirada das crianças apenas por pessoas devidamente autorizadas e identificadas, com o acesso controlado de pessoas externas ao ambiente escolar, além da proteção de ambientes que proporcionam algum risco e a quantidade de pessoas direcionadas para o cuidado com os alunos, a fim de garantir a integridade física e emocional dos novos estudantes.

Faz diferença

Equipe de professores qualificada, recursos tecnológicos utilizados em aulas teóricas e em projetos práticos, o acolhimento e acompanhamento individualizado fazem parte dos diferenciais do Colégio Simbios Young para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O programa de formação bilíngue (com uma carga horária diferenciada de aulas de inglês – 5 para a Educação Infantil e Anos Iniciais e 4 para os Anos Finais) também proporciona ao aluno um desenvolvimento amplo em um idioma estrangeiro.

Além disso, o Colégio Simbios Young conta com um currículo extracurricular vasto e equilibrado: aulas de xadrez, cooking class, canto, violão, teatro, lutas (judô e capoeira) e esportes (vôlei, futsal, etc.). As mostras cultural e científica, por sua vez, fazem parte do calendário da escola e colaboram para o desenvolvimento de diferentes habilidades nas crianças, além de despertar interesse por cultura e conhecimento extra. Outro ponto valorizado no Simbios são as datas comemorativas, com eventos que promovem a integração família-escola em ocasiões como Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina, Semana de Jogos Internos, entre outras.

Sobre o Simbios

Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula - Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros - o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação. No Ensino Fundamental destaca-se e o ‘Programa Socioemocional EDUCA21’, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência Emocional a partir da discussão de temas importantes, como relacionamento interpessoal, bullying, entre outros, fundamentais na criação de pilares socioemocionais.

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