O resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saiu nesta segunda-feira, 16, e pelo menos 60 estudantes brasileiros tiraram a nota máxima na redação da prova. Quatro estudantes tiraram nota mil na modalidade em Goiás, que ficou em quarto lugar no Brasil.
O tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", uma abordagem pertinente e necessária, que tem sido objeto de estudo e de discussões, por fazer parte da realidade brasileira. Para se ter uma ideia, segundo a FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), se o trabalho com a casa e família fosse remunerado, ele representaria 13% do PIB brasileiro.
A estudante Caroline Souza Oliveira, de 21, é de Goiânia e tirou a nota máxima na redação. Ela explica como abordou o tema e qual foi o processo de estudos que a fez ficar entre o seleto grupo de brasileiros com a nota.
"A abordagem do tema em uma prova de dimensão nacional foi extremamente necessária, visto que as mulheres, bem como o exercício de seus ofícios de cuidado na atualidade, são ignoradas. A discussão desse tema trouxe uma problemática negligenciada", diz.
Em relação aos estudos, Caroline conta que, para tirar uma boa nota no Enem, focou em aulas gravadas e teoria dos conteúdos.
"Procurava ao máximo reproduzir as condições do vestibular durante os simulados para me acostumar com o tempo de prova e, principalmente, para aprender a controlar a ansiedade", conta.
A estudante, que quer cursar medicina, dá dicas para quem quer tirar boas notas no Enem deste ano.
"Tentar manter o controle da ansiedade é crucial, uma vez que muitos alunos excelentes perdem a chance de entrar na faculdade devido ao nervosismo. Leituras leves que proporcionem uma fuga aos livros didáticos são ótimas para aliviar o estresse", afirma.