Estudante nota mil
Diário da Manhã
Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 00:41 | Atualizado há 7 anos
O estudante Abner Lucas, de 18 anos, enfim recebeu uma ótima notícia quando foi verificar seu resultado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): nota máxima pela redação. Inspirado pela avó, Fideuzina Barbosa, que sempre sonhou em ser professora, mas nunca pôde entrar numa sala de aula, Abner quer cursar Letras, se especializar e realizar o sonho de sua mentora.
Ele que sempre estudou em instituição pública, disse que entrou em êxtase ao ver sua nota. “Fui correndo na minha avó falar que tinha tirado mil na redação. Eu tive esse resultado por causa dela, que nunca teve oportunidade, mas me incentivou desde sempre”, relata ele, com emoção, ao verificar a nota no portal do Inep. As notas do Enem 2017 foram divulgadas na quinta-feira (18). O resultado deve ser consultado individualmente: para isso, os candidatos devem acessar a Página do Participante, no portal do Inep, e incluir o CPF e a senha cadastrada. O resultado dos treineiros só será divulgado em 19 de março, quando os candidatos terão acesso aos “espelhos da redação”.
Abner também contou que, apesar de sua avó nunca ter entrado numa sala de aula, ela aprendeu sozinha a ler e sempre o apoiou nos estudos, sendo para ele um exemplo e inspiração que sempre levará para seu projeto de vida pessoal. “Quero fazer letras, fazer meu mestrado, dar aula, e ajudar outras pessoas compartilhando conhecimento”, disse.
Abner disse que se sentiu confortável com o tema da redação do Enem 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. “Eu achei bem tranquilo o tema. No meu texto eu busquei criar algo diferente, e propus a criação de um portal online, que disponibilizasse toda a matriz curricular que um surdo deve cursar. Hoje a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda mais usada no Brasil, e isso não pode passar despercebido. É fundamental que cada um reflita sobre como podemos incluir estas pessoas, que tem direito à educação como todos”, disse.
Alguns dos candidatos nota mil no Enem 2017
- Goiás
– Abner Lucas de Oliveira Martins, 18 anos, aluno do curso de Eletrotécnica de uma escola de Aparecida de Goiânia.
Estudou a vida inteira em escola pública e quer fazer o curso de Letras, um desejo da sua avó, sonhava em ser professora, mas nunca teve a oportunidade de pisar em uma sala de aula. Para conquistar uma boa nota, o aluno se debruçou sobre os livros, tanto para estudar gramática, quanto na leitura literária e contou até com ajuda de dicas online. A sua preparação começou no primeiro ano do Ensino Médio.
- Espírito Santo
– Matheus Rosi, estudante capixaba, 20 anos, era bolsista em um cursinho particular, sonha em cursar Medicina e confessa que não teve uma rotina de estudos exaustiva, como outros vestibulandos que costumam ficar horas estudando. Próximo de realizar a prova, Matheus deixou de estudar e optou pelo descanso e até saia com os amigos. É a terceira vez que tenta conseguir uma vaga em seu Estado, já havia conseguido na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e, com a nota, espera conquistar uma vaga na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para ficar próximo da sua família.
- Pará
– Vinícius Monteiro, 16 anos, estava preparado para atingir uma boa nota no Enem, revelou que, enquanto se preparava, chegou a escrever uma redação sobre o tema proposto no exame e vinha estudando sobre acessibilidade. O candidato sonha em cursar Psicologia em uma universidade pública.
– Larissa Fernandes, 18 anos, sonha em ser médica, fazia um cursinho e gostava de ler jornais, revistas e notícias on-line. Segundo ela, o tema proposto foi complicado, mas todo o conhecimento ajudou na hora de argumentar e desenvolver o texto