
Em um caso inusitado em Goiânia, três cachorros passaram a ser cuidados sob guarda compartilhada após a separação de um casal. A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) mediou o acordo entre as partes, garantindo a convivência de Toquinho, Estrela e Charlotte, que foram adotados pela família em 2018, durante os 17 anos de união do ex-casal.
A Defensoria informou que o casal chegou a um entendimento para que os cães passem 15 dias do mês com cada um. Quando houver viagens, a responsabilidade de cuidar dos animais será transferida para o outro ex-companheiro. Além disso, as despesas com os animais serão divididas igualmente, com 50% para cada parte.
Entenda o caso
O casal se separou há pouco mais de um mês e procurou a Defensoria Pública com o objetivo de formalizar o divórcio consensual, regularizando a guarda do filho, a pensão alimentícia e a partilha de bens. Durante uma sessão de mediação realizada no dia 30 de janeiro pelo Núcleo de Atuação Extrajudicial (NAE), ambos foram questionados sobre a existência de outros bens a serem compartilhados. Foi então que mencionaram a vontade de dividir a guarda dos cães.
Segundo a DPE, o pedido foi atendido, e o ex-casal orientado a elaborar termo de entendimento, pois a Defensoria constatou a preocupação de ambos em manter uma relação saudável com os cães após a separação.