A festa do Divino Pai Eterno, é um registro de um catolicismo popular, marcado pela romaria, sendo a maior peregrinação da Região Centro-Oeste e a terceira maior do Brasil. Como conta a tradição, um casal encontra um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a virgem Maria. A partir daí, familiares, amigos e vizinhos começaram a se reunir para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno. E com toda essa tradição Trindade é conhecida como a capital da Fé em Goiás que deu início em 1840 e alcança devotos e romeiros por todo Brasil e até do exterior nessa caminhada de Fé.
Os devotos do Divino Pai Eterno como forma de agradecimento pelas infinitas graças alcançadas percorrem quilômetros de distância para pagar promessas até chegar ao Santuário Basílica. Esse festejo tem duração de 10 dias, com 100 missas, 46 novenas, além de procissões, confissões, vigílias, adorações, outros atrativos que movimentam esses dias de festas, contam com Shows, e o famoso Carreiródromo Municipal de Trindade. O maior número de publico na capital da Fé, desde o início da festa foi registrado no domingo no dia 25 de junho com o show do Rei Roberto Carlos, estimou-se certa de 150mil pessoas, dados apresentados pela Prefeitura Municipal na segunda-feira, 26/6.
Para todo o acontecimento desse grande evento, a Prefeitura, juntamente com a Secretária de Segurança Pública, como a Policia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Policia Civil, permanecem firmes na estimativa de mais três milhões de público possa totalizar ao longo desses 10 dias de festa. E os números corroboram para isso, pois apenas no primeiro final de semana da romaria mais de 900 mil pessoas passaram pela cidade. Pois todas as entidades estão preparadas para responder as possíveis emergências e prestarem os cuidados necessários a todos esses visitantes que por ali passar. Durante todo esse evento de Fé, a tradição mais conhecida e a ‘caminhada a pé’ pela Rodovia dos Romeiros (GO-060) esse trajeto de fé e entre os municípios de Goiânia a Trindade chegando até o Santuário Basílica (percurso de aproximadamente 18km) como forma de orações, terços nas mãos, pagar promessas, renovar os pedidos, agradecer por bênçãos alcançadas entre outras formas de devoção.
O Diário da Manhã foi em busca de relatos testemunhos de graças alcançadas e informações sobre a equipe de apoio dos romeiros e devotos ao Divino Pai Eterno
Andressa Vilas Boas, Equipe de Apoio do Santuário Basílica, nos conta como está sendo os atendimentos aos acolhidos do Divino Pai Eterno nesta festa de 2023. “Estamos recebendo os Romeiros com apoio para atender as necessidades que eles precisam nos momentos da Festa, pois muitos ficam perdidos procurando por informações onde fica localizada a secretaria, banheiros, confessionários entre outros assuntos abordados, e nós da equipe de apoio estamos em acolhimento constantes para melhor atendê-los com muita dedicação e Fé”
A assistente Social, Marly dos Reis de Rondonópolis-MT,
nos conta que sempre foi devota ao Divino Pai Eterno. “Em julho de 2018 estive
em Goiânia e visitei o Santuário Basílica, após a celebração da missa adquiri
um adesivo do Divino Espirito Santo, chegando a Rondonópolis colei o adesivo no
para-choque esquerdo do veículo que tinha na época, exatamente após 15 dias,
meu filho sofreu um grave acidente de carro, o mesmo pelo qual consagrei com
adesivo do Divino Espirito Santo, o carro ficou em chamas com meu filho
desacordado dentro do veículo, e com a Proteção do Divino Espirito Santo no
momento do acidente passava pelo local dois moradores de rua, que retiram meu
filho do interior do veículo em chamas, o veiculo teve perca total restando
apenas o para-choque intacto com a imagem do Divino Espirito Santo (EMOCIONADA EM LÁGRIMAS) até hoje quando me lembro do ocorrido, eternamente devota ao Divino Pai Eterno
por salvar a vida do meu filho que hoje esta com 26 anos sem sequelas, salvo
pelo Divino Pai Eterno, e sempre venho na época da festa a pé do trevo de Goiânia até o Santuário Basílica, somente para agradecer".
Célio Rodrigues de Brasília, nos conta seu testemunho de Fé que é tradição em família a visitação ao Divino Pai Eterno desde ainda criança. “Desde criança a visitação a cidade de Trindade acontecia em 'Carros de Boi', comendo bolo, biscoito, rindo brincando se divertindo, os tempos foram se passando e devido um acidente na construção civil, um vigamento caiu sobre a cabeça ocorrido aos 19 anos na época, meu Pai fez uma promessa, daí então ao longo de todos esses anos se tornou tradição vir a Trindade para agradecer pelo folego da vida”
A Agricultora, Benedita Moreira de Urutaí-GO, nos conta sobre a graça alcançada da cura de uma enfermidade física que sofreu por alguns meses. “Passei por momentos difíceis com a minha perna esquerda, pois moro na roça e machuquei a perna com um arame farpado, causando uma ferida pequena na minha perna, e os dias foram se passando e essa feria foi aumentando, procurei médicos para me ajudar com tratamento de cicatrização, e todos os remédios que foram recomendados parece que a ferida aumentava cada dia mais o tamanho, a dor era intensa e ao mesmo tempo insuportável, e chegou ao ponto de muita oração pela cura dessa enfermidade, então fiz uma promessa pedindo a cura, e hoje o momento e só agradecer”