‘Festivaleiros’ preserva memória do teatro infantil
Diário da Manhã
Publicado em 25 de junho de 2021 às 16:27 | Atualizado há 4 anos
Estreia amanhã uma obra sobre o teatro goiano. O documentário “Festivaleiros – Os festivais de teatro infantil em Goiás”, projeto de pesquisa do filósofo e produtor cultural, Hélio Martins, e realização da pequizeiro produções será lançado no próximo dia 25 de junho, pelo canal do YouTube da Cia Flor do Cerrado. O curta-metragem traz entrevistas com os principais produtores culturais de festivais de teatro infantil em Goiás, relatando o processo produtivo e bastidores destes eventos.
Segundo o pesquisador Hélio Martins, a ideia é fazer um regaste e uma valorização dos festivais infantis realizados em Goiás e suas produções. Ele relata ainda a dificuldade dos seus idealizadores e produtores de realizar seus produtos culturais. “Não existem políticas de incentivo ou mesmo apoio institucional do governo para realização dos mesmos”, diz.
O documentário traz depoimentos dos produtores Constantino Isidoro Filho (Festival de Teatro Para a Infância e Juventude – Razões Para Sonhar), Altair de Souza (Festival de Teatro para Crianças “O Casaco Encantado”) e Hélio Martins (Festival de Teatro Infantil de Goiás / Festin-GO).
O documentário foi gravado em janeiro de 2020, nas dependências do Teatro Goiânia, antes do início da pandemia. O Festivaleiros é parte de um projeto de pesquisa, que ainda em desenvolvimento pretende levantar a história do teatro infantil em Goiás e suas vertentes. Segundo Hélio, já foram captadas também entrevistas com outros atores e produtores com o objetivo de resgatar a história do teatro escola em Goiânia e suas os diversos grupos e companhias culturais que fazem e fizeram história na cena Goiana do teatro para a infância de juventude.
Hélio Martins ainda pretende lançar um livro sobre o processo e as entrevistas. Foram entrevistados os grandes nomes que trabalham com teatro infantil, teatro escola e festivais infantis e o material bruto tem dezenas de horas de gravação. Nomes como Luiz Roberto Pinheiro( Pinheiros produções) Eurípedes de Oliveira( cia bandeirantes) Ana Cristina Evangelista ( zabriskie teatro ), Bruno Peixoto( ator, diretor) e outros são um dos nomes que estão nesse material. Para esse lançamento Festivaleiros teremos um parte das gravações que pode vir a ser uma série de documentos filmados.
Produzido inicialmente com recursos próprios, a equipe teve um aporte financeiro em dezembro do ano passado, da Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei Aldir Blanc, onde foi possível finalizar a edição do projeto. O documentário tem duração de 22 min e será exibido pelo canal oficial da Cia Flor do Cerrado, na plataforma do YouTube. (Redação)