
Um homem, de 42 anos, foi preso por maus-maus tratos, abandono material e explorar financeiramente a própria mãe, de 73, no final da tarde de terça-feira, 28, durante a XIV edição da Operação Desumanus.
De acordo com as informações divulgadas pela polícia, o caso foi denunciado de forma anônima pelo disque-denúncia da Delegacia Estadual de Atendimento ao Idoso (DEAI). Conforme a denúncia registrada, a idosa vivia há meses em condições precárias, sem acesso aos cuidados básicos e com a saúde debilitada. A polícia constatou que os filhos seriam os responsáveis pela situação em que a mãe se encontrava, o suspeito preso é quem teve maior participação no abandono da própria mãe.
Diante das denúncias, a polícia foi até a casa que fica no Setor Finsocial e como não houve respostas, a porta da residência foi arrombada. Dentro da casa, os policiais encontraram a idosa deitada em uma cama, sem higiene pessoal e cercada por sujeira, em um ambiente completamente insalubre, sem iluminação ou ventilação adequada e com forte odor.
Além dos policiais da DEAI, também foi chamado o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o qual constatou que a idosa precisava de atendimento médico urgente. Segundo as informações divulgadas estava enfraquecida e sem comer há dias. Após o atendimento dos Bombeiros, a idosa foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.
Após resgatar a idosa das condições na qual ela se encontrava, os policiais começaram as buscas para encontrar os filhos da mulher, e durante as buscas conseguiram encontrar um deles, o qual prestou depoimento e tentou minimizar os fatos. O homem foi autuado pelos crimes de maus-tratos qualificado por lesões, abandono material, exploração financeira e as penas somadas podem caso ele seja condenado passar de 12 anos de prisão. O outro filho da idosa também já foi identificado pela polícia, e o mesmo vai ser ouvido nos próximos dias.