O sucesso do lançamento do filme “Barbie” ultrapassou as telas de cinema e chegou ao comércio e à vida dos brasileiros. Entre os meses de junho e julho – período de divulgação e lançamento do filme, a busca pelo termo “Barbie” aumentou em oito vezes no site e aplicativo do Mercado Livre, e-commerce líder da América Latina.
As pesquisas na plataforma aumentaram 847% nos primeiros 25 dias do mês de julho em relação ao mesmo período do mês anterior. O resultado é maior, inclusive, do que o acumulado de buscas pelo termo Barbie em todo o ano de 2023 dentro do Mercado Livre.
Entre os termos mais buscados, destacam-se itens que refletem e são inspirados na vida e na rotina da boneca mais icônica do mundo, como a casa, as roupas, os acessórios e até as personagens criadas pela empresária Ruth Handler desde a década de 50. Veja a lista com os TOP 10 termos mais buscados:
- barbie
- casa barbie
- boneca barbie
- blusa barbie
- camiseta barbie
- mochila barbie
- barbie sereia
- barbie articulada
- caixa barbie
- bonecas barbie
A “onda rosa”, impulsionada pelo filme, também é refletida nas buscas dos consumidores. As pesquisas pela palavra “rosa” cresceram 70% no mês de julho, em relação à média dos últimos seis meses. Moda foi uma das principais categorias buscadas. As tendências registradas pelo Mercado Livre nas últimas semanas mostram maior interesse em croppeds em tons de rosa e peças relacionadas à Barbie, incluindo leggings, blusas e vestidos infantis.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o ecossistema do Mercado Livre atingiu mais 148 milhões de usuários ativos na região em 2022, sendo 73 milhões de compradores e 3,3 milhões de vendedores, permitindo alcançar 509 visitas, 36 compras e 173 transações a cada segundo. Em 2022, sua receita líquida atingiu US$ 10,5 bilhões, quando também alcançou US$ 34,4 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1 bilhão de produtos enviados. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre superou a marca de 39 mil colaboradores diretos na região, mais de 15 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres.