Home / Cotidiano

COTIDIANO

Fim de ano "black friday", promoções e consumismo

Festividades de fim de ano pode gerar um consumismo exagerado

Imagem ilustrativa da imagem Fim de ano "black friday", promoções e consumismo

Com a chegada do fim de ano, chega com ele também as promoções e liquidações de estoques, lojas e empresas, investem em fazer diversificados eventos para atrair o consumidor com o "espírito natalino e ano novo". Mas isso pode passar dos limites e gerar uma forma de consumir exagerada e sem necessidade, do qual leva muitas pessoas a se endividarem.

João Vitor Barrêto, estudante e trabalhador de 24 anos, afirma que já se endividou nessa época do ano, por comprar coisas além do necessário. "Quando o fim de ano chega, o consumismo aumenta muito, muitas vezes já me vi e vi outras pessoas deixando se levar por essa época do ano, pelas festas, e se endividando, e quando o ano vira a alegria se torna uma tristeza, e vem a triste pergunta ' como vou pagar isso? ' percebemos que algo está errado, quando compramos algo que não precisamos, apenas por gastar, mesmo tendo em casa, adquirimos mais do que realmente precisamos", afirma João.


		Fim de ano "black friday", promoções e consumismo
divulgação

Natal

O Natal, tradicionalmente, é uma celebração cristã marcada pela comemoração do nascimento de Jesus Cristo. É também uma época de encontros familiares, festas, trocas de presentes e simbolismos como a árvore de Natal, presépios e decorações temáticas. Contudo, nas últimas décadas, o Natal se tornou uma das datas comerciais mais fortes do ano, sendo impulsionada pelo consumismo que rodeia a sociedade moderna.

"O fim de ano é uma época maravilhosa, é a minha época favorita do ano, ela é cheia de coisas boas, amizades, festas, alegria, confraternizações, comunhões e reuniões de família, porém as motivações boas não podem nos levar a tomar atitudes e decisões que irá nos prejudicar financeiramente. O consumismo exagerado tem feito mal a sociedade o ano todo, não só no fim de ano, e é por isso que devemos nos controlar, quando essa época do ano chega" continua João Vitor.

O consumismo natalino é evidente nas campanhas publicitárias, promoções e descontos oferecidos pelas lojas, que incentivam as pessoas a comprarem presentes, decorações e produtos específicos para o período. Esse fenômeno, embora esperado em um sistema capitalista, provoca algumas reflexões e críticas, pois muitos veem no excesso de consumo uma distorção dos valores originais da festa. Em vez de momentos de união e solidariedade, o Natal muitas vezes se transforma em uma corrida por presentes, com listas intermináveis e gastos excessivos.

Consumismo

Não há dúvidas de que vivemos em uma sociedade consumista, somos a todo tempo bombardeados com anúncios, promoções e ofertas que nos fazem acreditar na necessidade de termos determinado bem ou serviço, e que seremos pessoas mais satisfeitas dessa forma.

"Em datas festivas e principalmente no final do ano esse consumismo excessivo chega ao seu ápice e por mais que pareça positivo economicamente, pelo movimento do mercado, aumentando as vendas, isso é alcançado a que custo? Uma vez que esse consumismo incentiva o gasto desordenado, causando um descontrole financeiro e altos índices de inadimplência, sem falar de problemas de saúde como compulsões, ansiedade e depressão" diz o estudante Raul Carvalho.


		Fim de ano "black friday", promoções e consumismo
divulgação

O impacto ambiental e social do consumismo natalino também é preocupante. O aumento da produção e do consumo gera maior quantidade de resíduos, embalagens plásticas e desperdício de alimentos. O alto volume de compras intensifica o ciclo de produção e consumo, o que afeta o meio ambiente e explora intensivamente recursos naturais e força de trabalho.

Tradições criadas ao longo do tempo colaboram para o consumismo nesse período

Apesar de todo consumismo exagerado que as festas de fim de ano podem gerar, se houver equilíbrio e controle na hora das compras, a época pode ser vivida com paz e alegria. "Acredito que aumenta por todo ambiente que é gerado, tanto pelo marketing como por crenças que vamos criando ao longo dos anos, desde a infância, como por exemplo natal e ano novo ' 'pedem' uma roupa nova (risos), as decorações de natal são inspiradoras, deixam a casa mais bonita e aconchegante... A sensação é de renovação, e nada melhor que coisas novas para concretizar esse sentimento! " relata a advogada Juliana Pofahl.


		Fim de ano "black friday", promoções e consumismo
divulgação

Saúde mental pode ser afetada

A saúde emocional também pode ser bastante afetada nessa época, pois o consumismo demasiado, gera muita ansiedade. O natal e ano novo são datas para celebrar o fim de um ciclo, e também comemorações religiosas.

Manter o cuidado e auto controle emocional na hora da compra não é uma tarefa fácil, e em situações como essas, onde pessoas podem ter dificuldade com limites e exageros, é necessário ajuda, seja profissional, de familiares ou amigos.


		Fim de ano "black friday", promoções e consumismo
divulgação

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias