Home / Cotidiano

COTIDIANO

Furto de energia deixa 40 famílias sem luz

Residências tiveram o fornecimento cortado

Divulgação Divulgação

Um caso de furto de energia resultou na falta de luz para 40 famílias no loteamento Mata Velha, em Pirenópolis nesta quinta feira, 12. Segundo informações da Polícia Civil, apenas três residências na área possuíam ligação regular e seus proprietários estariam vendendo energia de forma ilegal aos demais moradores.

A empresa Equatorial informou que os responsáveis pelas ligações clandestinas cobravam taxas mensais pela redistribuição da energia, mas os pagamentos não eram repassados à concessionária.

De acordo com a legislação federal de concessão de energia, apenas entidades autorizadas podem fornecer o serviço e distribuir eletricidade a terceiros.

A Equatorial ressaltou que o furto de energia, conhecido popularmente como "gato", tem gerado diversas reclamações sobre o abastecimento na cidade. Esse tipo de fraude prejudica o fornecimento para os demais moradores, e também pode ocasionar curtos-circuitos e acidentes, devido à fiação inadequada nas instalações.

Desde o ano passado, mais de 100 pessoas foram presas em Goiás por furto de energia elétrica. Somente no primeiro semestre de 2024, 138 operações resultaram em 77 prisões.

Em 2023, a empresa inspecionou quase 200 mil estabelecimentos e imóveis, constatando furto de energia em 35% dos casos, o que equivale a aproximadamente 70 mil unidades consumidoras.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias