Foi publicada no Diário Oficial de Goiânia ontem, 3, uma nova lei que cria a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Crime de Perseguição. Ela deverá ser realizada todos os anos, durante a última semana de março. O foco é orientar sobre o conhecido "stalking".
Segundo a Justiça brasileira, stalking é o ato de "perseguir uma pessoa de forma obsessiva". Este crime ficou mais conhecido e facilitado após a popularização das redes sociais, mas também acontece na vida offline.
A Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Crime de Perseguição pretende informar sobre formas de proteção e combate ao stalking, com ações planejadas para esclarecer para a população tanto lei quanto os mecanismos de proteção que ela tem à disposição.
Durante a semana, serão promovidos eventos como palestras, audiências públicas, seminários e conferências, voltados à conscientização da sociedade. Também haverá a distribuição de materiais explicativos, tanto online quanto impressos, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o crime de perseguição.
A criação de parcerias e a capacitação de profissionais de segurança pública para atender vítimas também fazem parte do escopo da lei.