Goiânia é famosa pelos seus grandes parques e praças espalhados pela cidade, onde cada um conta uma história e apresenta uma beleza diferente.
O primeiro parque da cidade, o Lago das Rosas, hoje é um reduto verde no meio da metrópole. O local conta com o zoológico e o horto, que, em meio a correria do cotidiano, se mantém em plena harmonia.
Mas há pequenas belezas goianienses não tão famosas que devem ser desbravadas pela população para sair do óbvio, uma delas é o Bosque dos Pássaros, situado no Setor Sul, um dos primeiros parques da cidade e que hoje é um reduto artístico. O bosque é repleto de becos e grafites feitos por artistas locais, e por estar localizado em um dos bairros mais residenciais de Goiânia, o local não tem os ruídos metropolitanos como barulho de carros, e o melhor de tudo: está no meio da cidade.
Um pouco mais ao norte da cidade, no Setor Jaó, há o Parque Beija-Flor, conhecido entre os moradores da região e que merece ser apreciado por quem mora em outros bairros. São 35 mil metros quadrados de área, composta por um lago, pista de caminhada, área verde e locais para sentar e aproveitar os dias quentes. O parque é um verdadeiro paraíso e incrementa ainda mais a beleza e charme do bairro, que tem uma rotina tranquila, mesmo estando ao lado do aeroporto.
Caso seu intuito seja contemplar o pulsar da cidade, a Praça Cívica, além de ser o marco zero, é o atrativo inicial para conhecer um pouco da história, além de apreciar as primeiras construções de Goiânia, o lugar é uma viagem ao passado e se mistura com o presente por meio de esculturas em homenagem ao fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira, e obras do artista goiano Siron Franco. É na praça que se encontram três importantes avenidas, a Tocantins, Goiás e Araguaia.
Para apreciar a cidade do alto, o melhor local é o Grá Bistrô Rooftop, um restaurante no topo do maior edifício do Centro-Oeste, o Órion Business Center, no Setor Marista. Claro que, para contemplar a cidade inteira lá de cima, é necessário ir com dinheiro, já que o local não é somente para visitar, mas também uma ótima experiência culinária. No topo do edifício, é possível ter uma visão 360º de Goiânia e com 10 km de distância, é preferível ir à noite, quando as luzes mostram a dimensão da metrópole que possui tantos encantos. Pode-se ver, de lá, as cidades de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade, que ficam na região metropolitana.
As praças T-23 e T-25, no Setor Bueno, também oferecem experiências únicas para quem gosta de misturar a correria com momentos de lazer. A T-23 fica ao lado do Colégio WR, entre as Avenidas T-1 e Mutirão, e conta com espaço pet, espaço para crianças, árvores enormes que dão sombra e aliviam o calor dos dias quentes da cidade, além de uma fonte. O local tem ainda opções para lanchar durante o dia e à noite.
A T-25 fica entre as Avenidas T-4 e 85, contém uma pista de caminhada, espaços para relaxar na sombra e uma fonte em seu centro. É bastante apreciado pelos moradores que vivem nos apartamentos em sua volta e pode ser visitado por demais vizinhanças. A praça fica próxima aos parques Areião e Vaca Brava e sua beleza se esconde em meio à selva de pedras.