Goiânia sedia nesta semana o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina: o Robótica 2024. A programação gratuita, que ocorre no Centro de Convenções de Goiânia até domingo, 17, espera receber mais de 10 mil pessoas e reúne competições de alto nível para entusiastas e profissionais da área.
A cerimônia de abertura foi realizada na noite de terça-feira, 12, dando início às disputas, que incluem a Competição Brasileira de Robótica Petrobras, a Mostra Nacional de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica.
Robótica 2024
Esta edição, organizada em formato híbrido, conta com a participação de equipes presenciais e remotas, incluindo participantes estrangeiros. A Competição Brasileira de Robótica Petrobras, uma das atrações, é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, que competem em 16 categorias.
Nelas, robôs autônomos enfrentam desafios que simulam problemas do cotidiano, desde futebol de robôs até drones autônomos e robôs domésticos. Os vencedores da competição estarão classificados para o Campeonato Mundial de Robótica, previsto para ocorrer em Salvador, Bahia, em julho de 2025.
Escolas serão beneficiadas
Durante a abertura, a RoboCup Brasil fez a doação de oito arenas de competição que serão instaladas em escolas estaduais de Goiás e em duas unidades municipais de Goiânia, com o objetivo de estimular a entrada de mais jovens no mundo da robótica.
O Robótica 2024 é promovido pela RoboCup Brasil, com organização da Universidade Federal de Goiás e do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), em parceria com o Governo de Goiás.