Pela segunda vez consecutiva, Goiânia recebeu o Selo Ouro de cidades inteligentes, reforçando sua posição como uma das principais referências em inovação e tecnologia no Brasil.
A premiação ocorreu em setembro, em São Paulo, durante a 3ª edição do Selo Connected Smart Cities (CSC). Representantes da Prefeitura de Goiânia estiveram presentes, assim como de outras 44 cidades que também participaram da cerimônia.
Ações que garantiram o prêmio
O reconhecimento foi dado após a cidade avançar de Selo Prata em 2022 para o Ouro em 2023 e 2024, graças a iniciativas como o sistema de transporte BRT Norte-Sul, que conta com dez ônibus elétricos e 50 a combustão, todos equipados com Wi-Fi, ar-condicionado e carregadores de celular.
Goiânia também se destaca com inovações como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que moderniza a gestão documental, e laboratórios makers nas escolas, que incentivam o aprendizado digital.
Outras melhorias que garantiram o prêmio incluem a implementação de bilhetagem eletrônica, como o Passe Livre do Trabalhador e o Bilhete Único, além da adoção de cartões de crédito e débito por aproximação no transporte público.