Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiás é primeiro estado a ter acesso a sistemas da PF

Estado de Goiás passa a receber informações compartilhadas dos sistemas de combate a fraudes bancárias e ao abuso sexual infantil por meio da internet

Ronaldo Caiado assina acordo com PF para troca de
informações: foco no combate à lavagem de dinheiro e pedofilia Ronaldo Caiado assina acordo com PF para troca de informações: foco no combate à lavagem de dinheiro e pedofilia

A Polícia Federal e o Governo de Goiás assinaram ontem acordo de cooperação técnica. “Goiás foi o primeiro a firmar esse acordo. Teremos aqui um plano piloto que irá se reproduzir nos demais estados da federação”, disse Ronaldo Caiado.

Serão compartilhados dois sistemas. O ‘Tentáculos’ é focado no combate a fraudes bancárias e o ‘Rapina’ distribui informações para o combate ao abuso sexual infantil por meio da internet. A partir de agora as forças de segurança federal e estadual podem desenvolver projetos e ações de interesse comum, oferecer treinamento de recursos humanos, além de desenvolver e compartilhar tecnologias, informações e recursos de informática.

Superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues diz que o acordo feito entre União e Estado de Goiás terá impactos na criminalidade praticada no âmbito físico e virtual, não apenas no Brasil. “É a primeira vez que a PF cede a uma força policial estadual dois bancos de dados que abrangem uma repercussão e amplitude não só local, como internacional”.

“Estamos fortalecendo a repressão para mostrar para o país que é possível dar tranquilidade para nossos jovens. É inadmissível que crianças sejam expostas”, disse Caiado. O governador destacou que Goiás já atua na apreensão de drogas e, agora, as fraudes financeiras serão mais dificultadas. “O sistema Tentáculos vai nos dar novas habilidades para combater fraudes bancárias, a prática de ‘esquentar dinheiro’”, disse o governador.

“Considero que essa cooperação vem da confiança mútua. Se as forças de segurança pública de Goiás não tivessem credibilidade, talvez não estaríamos recebendo ferramentas de extrema importância”, observou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum. Ele explica que os sistemas terão impacto diretamente no trabalho da Polícia Civil, aumentando a capilaridade das ações.

Para a execução do acordo de cooperação técnica não haverá transferência de recursos financeiros ou doações de bens. Cada corporação responde pelos seus investimentos conforme a capacidade orçamentária.

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) já atua em conjunto com a Polícia Federal. O maior exemplo da atuação é a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), formada pelas polícias Federal, Civil, Militar e Penal. A SSP compartilha com a PF diversas informações sobre ocorrências, suspeitos, dados sobre veículos, sistemas de informática e imagens de câmeras de monitoramento, entre outros itens.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias