Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiás ganha o maior canil para animais de rua, e está localizado em Hidrolândia

O prefeito José Délio e o vice Welington Leandro vão inaugurar o espaço nesse sábado sábado, 29 as 10h00

Maior canil de Goiás- Divulgação Centro de Acolhimento de Animais de Hidrolândia Maior canil de Goiás- Divulgação Centro de Acolhimento de Animais de Hidrolândia

Promessa de campanha sendo entregue, o Centro de Acolhimento de Animais e Clínica Veterinária, está situado próximo à BR-153, ao lado do Polo Industrial, com objetivo de acolher centenas de cães para receber atendimento, alimentação e também a castração desses pets.

Estima-se que no Brasil possui a maior população pet do mundo e que seja a terceira maior população "pet" do mundo: algo entre 150 e 160 milhões de animais de estimação, mais de três vezes a população do estado de São Paulo.


Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os cães são a maioria dos pets no país: cerca de 60 milhões. Em segundo lugar aparecem as aves (40 milhões); em terceiro, os gatos (30 milhões); e, em quarto, os peixes ornamentais (20 milhões). Levantamento feito ano passado em 2024.

A pandemia pode ter contribuído para ampliar essa população: uma pesquisa realizada em 2021, a Radar Pet, apontou que o número dos animais de estimação em lares brasileiros aumentou 30% durante o isolamento social, levantou a Agência Senado.

A estrutura do centro de acolhimento foi planejada com 11 baias para fêmeas adultas, 13 baias para machos adultos, 5 baias para os de pequeno porte incluso filhotes e espaço para a quarentena em caso de alguma enfermidade que o pet possa estar.

Na estrutura ainda possui espaços para cães de fácil convivência, e também 8 módulos a céu aberto que serão utilizadas como áreas de lazer pelos cães. Os animais serão levados para o centro de acolhimento após o recolhimento desses pets de rua pela equipe externa, os pets passarão pelo atendimento e após serão reabilitados para a adoção.

Não serão somente os cachorros que serão atendidos, os gatos também receberão o mesmo mesmo atendimento que os cães.

O projeto que agora será entregue foi promessa de campanha do então prefeito José Délio e vice-prefeito Welington Leandro, desde a primeira gestão, com recursos próprios do município e uma estrutura muito bem organizada, pessoal para atendimento aos animais, profissionais qualificados, finalmente os animais abandonados de Hidrolândia terão um local de apoio e acolhimento devidos e que merecem.

O centro de acolhimento possui centro cirúrgico, equipamentos veterinários, medicamentos, insumos para atender ás demandas de todos os animais que ali forem recolhidos da rua. E conta também com uma ambulância equipada.

A profissional que responde pelo centro de acolhimento, a veterinária Amanda Gonçalves reforça ‘’ O abrigo será destinado para animais em situação de rua. Depois, o centro irá receber animais que possuem tutores apenas para a castração. Por mais que já exista uma lista de espera, não há previsão para o início desse serviço, já que o foco inicial é o tratamento dos cães de rua. O serviço de castração também atenderá gatos.’’

Leia também:

Banner
Banner
Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias