Governador de MG, Romeu Zema, disse em entrevista nesta manhã 12, que a discussão da PEC do fim da escala6x1 "é perda de tempo", e que o governo deve se emepenhar em discutir outros assuntos como a "Reforma Administrativa".
Em sua declaração, ele afirmou que o fim da Escala6x1 deve ficar a cargo da empresa e trabalhador, e aproveitou pra incentivar parlamentares de siglas da extrema-direita a barrarem a discussão da PEC, afirmou ainda que o Congresso tem temas mais importantes para serem aprovados.
A escala 6x1 é comum em setores como indústria, comércio, restaurantes e mercados, onde os trabalhadores cumprem até 8 horas de trabalho por dia, totalizando 44 horas semanais. No entanto, essa jornada é criticada por afetar negativamente a qualidade de vida dos trabalhadores, aumentando o risco de burnout.
A PEC proposta sugere a implementação de um novo modelo de jornada, como a escala 4x3 onde o trabalhador teria quatro dias de trabalho seguidos por três dias de folga, sem redução de salário. Essa mudança pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, aumentar a produtividade e reequilibrar a vida pessoal e profissional.
Até o momento a proposta de Emenda a Constituição, PEC conta com mais de 134 assinaturas, 80 são de parlamentares do Psol e PT o PL se posicionou contra a proposta mas Fernando Rodolfo PL-PE apoiou a medida.