Novas vagas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino foram anunciadas pelo Governo de Goiás, junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Com opções de ensino presencial e a distância, através do EJA e EJA Tec, a iniciativa visa oferecer a jovens e adultos uma oportunidade flexível de retomarem seus estudos e completarem a Educação Básica.
Segundo o gerente de Educação de Jovens e Adultos, Divino Alves Bueno, EJA, a EJATec é estruturada em 80% a distância e 20% presencial, com disponibilidade de horários para plantões de dúvidas todos os dias nas escolas-polo. Além disso, o curso tem duração de 18 meses para conclusão do Ensino Médio.
Divino explica que o EJATec é destinado para pessoas com mais de 18 anos, que ainda não concluíram o ensino médio e que, por conta dos dias corridos, não conseguem concilicar estudos com os demais compromissos.
"Muitos já tentaram mais de uma vez concluírem a educação básica na modalidade presencial, mas estão sempre desistindo pela dificuldade de frequentarem a sala de aula todos os dias. O estudo a distância, possibilita maior autonomia e flexibilidade de tempo e espaço. O estudante que administra seu tempo e lugar de estudo", diz.
Em Goiás, 55 escolas oferecem o o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Modalidades e ofertas do programa
O EJA está estruturado para atender diferentes necessidades educacionais. Para o Ensino Fundamental II, o programa é destinado a jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não concluíram este nível de ensino, com um ciclo de conclusão de dois anos. Já para o Ensino Médio, o programa atende estudantes a partir de 18 anos, com um ciclo de conclusão de um ano e meio.
O gerente ressalta que a matrícula é gratuita e que os estudantes da EJATec, como da EJA Presencial recebem o benefício do Programa Bolsa Estudo.
"As matrículas são gratuitas e as vagas são ilimitadas. Os interessados podem encontram as Escolas que oferecem a EJATec no site da Sedec, nas Coordenadorias Regionais de Educação ou procurando em uma das escolas da rede estadual de ensino", finaliza.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].