Cotidiano

Grife faz camiseta que imita uniforme da antiga Febem e gera polêmica

Diário da Manhã

Publicado em 29 de janeiro de 2018 às 19:21 | Atualizado há 4 meses

A marca A Mulher do Padre (AMP), conhecida por suas camisetas descoladas, se envolveu em uma polêmica após criar e distribuir em suas lojas diversas camisetas com o logo da antiga Febem (atual Fundação Casa). Uma imitação do uniforme dos internos da instituição.

Foi Igor Carvalho quem fez a primeira denúncia através de duas redes sociais. “É impressionante como não há limites para fetichização das elites com a desgraça dos povos oprimidos”, escreveu em seu perfil.

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor foi criada em 1976 e enfrentou crises de rebeliões e violência. Ela foi substituída em 2006 pela Fundação Casa.

A Febem teve um histórico extenso relacionado a tortura física e psicológica. Em 2017 a justiça condenou 12 funcionários da antiga Febem por tortura contra 68 adolescentes.

Após inúmeras reclamações nas redes sociais, a marca retirou de circulação as camisetas com a logo da Febem. Além disso, publicaram uma nota para se desculpar quanto ao ocorrido, no entanto um trecho da publicação gerou revolta e mais críticas.

“A AMP vem se desculpar pela inclusão de uma camiseta com logo da extinta Febem na sua linha LOST&FOUND. A LOST&FOUND é uma marca de camisetas de uniformes de companhias aéreas, instituições, concertos musicais e muitas outras que remetem a um passado distante. Consideramos que foi um erro a colocação de uma marca como a da Febem nessa linha, retiramos as camisetas imediatamente das lojas, e pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos.”

A primeira versão dizia que a linha “é uma marca de camisetas de uniformes de companhias aéreas, instituições, concertos musicais e muitas outras que remetem a um passado distante que fez parte das nossas vidas de alguma forma”.

Em resposta, um dos internautas disse: “Até a nota é infeliz, ‘Fez parte de nossas vidas’. Vão saber o que foi a FEBEM antes de criar uma estampa e uma nota dessa bando de riquinho sem noção!”


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias