Home / Cotidiano

COTIDIANO

Grupo Tropical lança linha Aldeia de condomínios horizontais

Um dos condomínios mais reconhecidos do Brasil inspira linha de empreendimentos que será levada para novas cidades e terá Almir Sater como representante

Divulgação Divulgação

Mais de 1,7 milhões de domicílios estão dentro de condomínios horizontais no Brasil, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e este número cresceu 76% nos últimos 12 anos conforme a comparação com o censo anterior, de 2010. Em Goiânia, o aumento foi maior que o dobro no mesmo período: 124%.

A capital goiana é uma referência em condomínios horizontais para todo o País pela qualidade de seus projetos. E, agora, ela passa a exportar um de seus projetos mais reconhecidos, o Aldeia do Vale. O Grupo Tropical, responsável pelo desenvolvimento do empreendimento, lança a linha Aldeia com o propósito de levar este estilo de vida para outras regiões do Brasil.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 15 de abril, pelos diretores do Grupo na companhia de Almir Sater, ator, cantor e compositor, que será a persona artística a representar a linha Aldeia, durante um café da manhã realizado no Restaurante Panela Mágica, no Setor Marista, em Goiânia.

A parceria entre o artista e a empresa goiana, que possui 48 anos de história, surgiu de forma natural após a sinergia de valores entre ambos. Almir Sater sempre foi ligado ao convívio com a natureza e a preservação do meio ambiente, enquanto o Grupo Tropical tem a premissa de desenvolver projetos de urbanização sustentável.

“É uma parceria privilegiada, pois sabemos que ele não associa sua imagem a qualquer marca, e nem a Tropical tem o hábito de atuar com celebridades. Para o lançamento da linha Aldeia, entendemos ser importante contar com parceiro que represente verdadeiramente a essência e o propósito dos empreendimentos”, enfatiza Gisa Ferreira, diretora de marketing da Raiz Urbana, uma das empresas de desenvolvimento imobiliário do Grupo Tropical.

“Fidelidade a princípios, sustentabilidade e valor à família foi o que me conectou ao Grupo Tropical. É uma honra me associar a vocês, agradeço a confiança e espero contribuir com este projeto lindo. O mundo precisa de projetos sustentáveis, precisamos cuidar do nosso Planeta, que é a nossa casa”, disse Almir Sater durante o anúncio. Ele passou a conhecer melhor o Grupo Tropical há pouco mais de dois anos na área cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, quando começou a ter mais contato com os sócios da empresa e seus valores.

A linha Aldeia surge da consolidação do sucesso do Aldeia do Vale, condomínio que já nos anos 1990 trazia uma proposta totalmente disruptiva, com um desenho urbanístico orgânico e totalmente orientado para a sustentabilidade. O empresário e incorporador Paulo Roberto Costa, um dos fundadores do grupo Tropical, destaca que, passados quase 30 anos de seu lançamento e mesmo com Goiânia tendo recebido inúmeros lançamentos de condomínios horizontais nesse período, o Aldeia do Vale ainda hoje mantém a sua originalidade, não tendo nenhum projeto igual ou mesmo semelhante.

“O que você tem na grande maioria dos condomínios horizontais são projetos urbanísticos que adaptam o local ou terreno ao projeto. O Aldeia do Vale fez o oposto, foi um projeto que se adaptou à área onde foi construído. Uma proposta de urbanização desenhada para respeitar o todo o ecossistema e a topografia do local. Respeitamos as curvas, não retiramos as árvores e até plantamos mais. Ou seja, uma urbanização sustentável”, explica o incorporador.

Paulo Roberto Costa lembra que o Aldeia do Vale foi desenvolvido sem desmatamento, tanto nos lotes quanto nas áreas comuns, preservando a flora existente e recuperando as partes degradadas. O residencial de luxo, que abriga casas de inúmeras celebridades, tornou-se reconhecido pela integração com a natureza, afinal possui 4 milhões de m² de área verde total, sendo 1,5 milhão de m² de área verde permanente e 18 lagos com nascentes próprias.

Considerando a população residente de mais de 5.500 moradores e funcionários que atendem toda a estrutura, são 678 m² de área verde por habitante, número 56,5 vezes maior do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) - que é de 12 m² de área verde por pessoa. O condomínio adota práticas sustentáveis no dia a dia como coleta seletiva, compostagem e abriga uma população de emas, que convivem com os moradores.

Lançamentos já confirmados

Os condomínios Aldeia seguirão sempre três premissas: ter a natureza como DNA, um projeto de arquitetura original e um urbanismo responsável e sustentável. "Não serão meras cópias, cada um será esculpido pela natureza do local e será isto o ponto de partida para todo o projeto", explica Paulo Roberto. Os projetos poderão ter duas categorias: Aldeia do Vale e o Aldeia Casa e Natureza.

A nova linha de condomínios Aldeia já tem três lançamentos previstos para este ano de 2024: o Aldeia Santerê Casa e Natureza, logo na saída de Goiânia, sentido Anápolis; o Aldeia do Vale, na histórica Pirenópolis, e o Aldeia Pireneus Casa e Natureza, também em Pirenópolis. “Também já temos áreas destinadas para um lançamento, em breve, no Distrito Federal”, revela o diretor da empresa, Leandro Daher.

Cada cidade poderá ter apenas um único Aldeia do Vale, que estará sempre em localização privilegiada, grandes terrenos e ausência de muros entre as residências - outra marca do projeto. Já a linha Aldeia - Casa e Natureza traz uma proposta de refúgio urbano, com uma distância curta da capital, terrenos menores para atender tanto a casas de primeira moradia como moradias de lazer.

Banner Anúncio

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias