
Um incêndio no setor de armazenamento de materiais hospitalares, no Hopsital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) na madrugada de hoje, 3, fez com que pacientes fossem evacuados no momento.
De acordo com as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), um militar que estava de plantão como médico da unidade, foi o responsável por começar o combate as chamas com o sistema preventivo fixo da unidade de saúde e coordenou a evacuação do prédio até chegada da equipe de Bombeiros.
Após a chegada das equipes de resgate, elas assumiram a ocorrência e não demoraram para apagar o incêndio, o qual destruiu kits cirúrgicos e estruturas metálicas. Segundo as informações divulgadas, não houve registro de feridos, e no momento do incidente, haviam 76 pacientes internado no hospital, os quais foram evacuados para uma área segura.
O fogo destruiu parcialmente os materiais, e fez com que a fuligem ficasse acumulada nas paredes e teto, o que exigiu que o local fosse devidamente limpo e reorganziado. Com a ação rápida das equipes, o fogo foi contralado e não se propagou para outras áreas do hospital, e minimizou os prejuízos do atendimento hospitalar.
As equipes que participaram do combate ao incêndio no Heapa, ainda auxiliaram na remoção dos materiais incendiados e na realocação segura dos pacientes.
Em nota o hospital confirmou o princípio de incêndio na unidade, e que o mesmo começou em um aparelho de ar condicionado no local.
Confira a nota:
A direção do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada informa sobre incidente ocorrido na unidade:
- No início da manhã dessa segunda-feira, 3, um princípio de incêndio foi detectado na Central de Material e Esterilização (CME) e rapidamente foi seguido o protocolo de evacuação do local e combate às chamas primeiramente pela equipe de brigadistas que passam por capacitação e reciclagem para agir em situações como essa;
- O foco do incêndio foi no aparelho de ar-condicionado, o que facilitou o combate às chamas e controle da situação;
- As equipes assistenciais cuidaram para garantir o conforto e segurança de pacientes e acompanhantes e houve a evacuação de algumas alas como precaução com a fumaça para garantir a segurança de pacientes e acompanhantes, que logo retornaram permitindo a continuidade do atendimento;
- Com a situação controlada e a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros foi feito o acompanhamento para minimizar riscos e evitar reignição;
- O Centro Cirúrgico do Heapa permanecerá fechado para completa desinfecção e readequação do material esterilizado e o retorno à normalidade deverá ocorrer até o final da tarde dessa segunda-feira ou no máximo até a manhã de terça-feira;
- A direção reitera seu compromisso de prestar um serviço de excelência e humanização no atendimento a toda a comunidade de Aparecida de Goiânia e região.