HGG realiza atividades sobre o Dia Mundial do Parkinson
Redação
Publicado em 8 de abril de 2015 às 01:09 | Atualizado há 4 mesesDa Assessoria
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1% da população com mais de 65 anos são portadores do mal de Parkinson. No mundo todo, mais de quatro milhões de pessoas são afetadas e no Brasil estima-se que cerca de 200 mil pessoas com mais de 60 anos sejam portadoras da doença que foi descrita pela primeira vez na Inglaterra, pelo médico James Parkinson.
O dia 11 de abril é lembrado como o Dia Mundial do Parkinson. Antecipando a data, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove, hoje, uma tarde de atividades para os portadores da doença, para os seus familiares e também para a população. O evento será realizado no estacionamento da unidade e será aberto ao público. A partir das 14h, o neurologista William Luciano irá ministrar palestra sobre o assunto e estará disponível para tirar dúvidas em relação à doença e ao tratamento.
O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, causada pela deterioração progressiva das células nervosas da parte do cérebro que controla o movimento muscular. Sinais como o tremor, principalmente nas mãos, é o que costuma levar a pessoa a buscar ajuda médica. Geralmente, o tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar. No HGG, além do médico neurologista, também estarão presentes no evento as equipes de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.
A psicologia vai abordar a importância de trabalhar os episódios depressivos. O psicólogo Dimilson Vasconcelos irá orientar os familiares sobre o papel deles para o tratamento do parkinsoniano. A palestra mostrará a importância das atividades alternativas como terapias, exercícios, socialização, artesanato e pintura. É importante que o paciente se sinta útil e ativo, porque assim ele é estimulado a reagir à doença.
A fonoaudióloga Mariela Vidal irá realizar exercícios para deglutição e fala, além da distribuição de panfletos. O fisioterapeuta Kemil Rocha irá coordenar uma série de atividades que serão realizadas com os pacientes como ginástica facial e exercícios de coordenação motora. E para finalizar a tarde, os pacientes participarão de uma oficina de pintura. A artista Helena Vasconcelos irá ministrar uma aula de pintura em tecido.
FIQUE POR DENTRO
- 14h – Palestra com o médico Willian Luciano
- 14h30 – Palestra com o psicólogo Dimilson Vasconcelos
- 15h – Exercícios com a fonoaudióloga Mariela Vidal para a deglutição e fala
- 15h15 – Ginástica facial e exercícios de coordenação motora com o fisioterapeuta Kemil Rocha
- 15h45 – Pintura em tecido com a artista plástica Helena Vasconcelos
- O que: Dia Mundial do Parkinson no HGG
- Quando: Hoje, 8 de abril
- Horário: a partir das 14h
- Onde: Hospital Alberto Rassi – HGG, situado na Avenida Anhanguera, nº 6.479, Setor Oeste