Na etapa B da cidade de Valparaíso de Goiás, um homem foi detido em flagrante nesta sexta-feira, 1, sob a acusação de praticar maus-tratos contra nove cachorros e um gato. A Secretaria do Meio Ambiente local revelou que os animais foram encontrados em situação de completo abandono, sem acesso a água ou comida, em uma residência na região. O suspeito enfrentará acusações relacionadas ao crime de maus-tratos contra cão ou gato, de acordo com a Polícia Civil (PC).
O resgate dos animais ocorreu após uma denúncia anônima, que permitiu às autoridades localizarem a residência do suspeito. Em cooperação com a Polícia Civil, o homem foi detido e levado para a 1ª Delegacia de Polícia de Valparaíso. Até o momento, a defesa do suspeito não foi encontrada para comentar sobre o caso.
Os relatórios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente indicam que os animais estavam em condições deploráveis, com filhotes sendo agredidos e um cachorro já encontrado morto no local. Ao inspecionar a residência, as autoridades constataram uma falta total de higiene, com alguns animais sofrendo de extrema subnutrição.
De acordo com as informações fornecidas pela Secretaria do Meio Ambiente, o responsável pelos animais os deixou por um período prolongado sem acesso a água ou comida, contribuindo para sua deterioração física e emocional em um cenário de abandono total.