Cotidiano

Homens armados invadem um dos principais hotéis de Burkina Faso

Diário da Manhã

Publicado em 15 de janeiro de 2016 às 06:15 | Atualizado há 9 anos

UAGADUGU — Um grupo de homens armados invadiu um dos principais hotéis de Burkina Faso, na capital Uagadugu, e fizeram reféns. O ataque, que contou com explosões e carros queimados, foi revidado com um tiroteio pelas forças de segurança. Segundo testemunhas, os atacantes usavam turbantes. A embaixada americana monitora o caso, enquanto os atiradores continuam entrincheirados no local.

Um carro estava em chamas diante do hotel Splendid, situado na principal avenida do centro da capital. O local é utilizado com frequência por cidadãos ocidentais e pelas equipes da ONU. Os tiros disparados por três homens com turbantes também atingiram um café-restaurante, segundo um jornalista da AFP.

Após a invasão, as forças de segurança de Burkina Faso entraram em conflito com os atiradores, que são suspeitos de conexão com grupos militantes islâmicos.

Burkina Faso enfrenta frequentes episódios de turbulência política desde outubro de 2014, quando o presidente Blaise Compaore foi deposto por protestos populares. Em 2015, foram registrados vários conflitos armados e protestos em Uagadugu pelo controle do governo do país. Nos últimos dois anos, o país já teve cinco presidentes.

O país africano, no entanto, vinha sendo poupado da violência de militantes islâmicos, que realizaram ataques no Mali. No último mês de novembro, dois rebeldes mataram 20 pessoas — incluindo russos, chineses e americanos — em um hotel de luxo em Bamako, capital do Mali.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias