Home / Cotidiano

COTIDIANO

Hotéis de Caldas Novas são prejudicados por pool paralelo

Prática de aluguel irregular prejudica hotéis e consumidores

Imagem ilustrativa da imagem Hotéis de Caldas Novas são prejudicados por pool paralelo

O setor hoteleiro de Caldas Novas enfrenta problemas devido à atuação de proprietários, intermediários e imobiliárias que desrespeitam as normas de aluguel de imóveis na cidade. Uma representação criminal foi protocolada contra um grupo suspeito de fraudar o sistema de hotelaria por meio do chamado "pool paralelo". A prática prejudica tanto consumidores quanto hotéis.

Normas para o aluguel de imóveis

Entre as principais atrações de Caldas Novas que chamam a atenção de milhares de turistas todos os anos, estão os chamados condo-hotéis – condomínios de apartamentos particulares, mas com estrutura de hotel, incluindo portaria, serviço de quarto, parque aquático, restaurante, salão de jogos e quadras de esportes. De acordo com o censo hoteleiro do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, realizado pela Goiás Turismo em 2019, existem mais de 20 residenciais desse tipo na cidade.

Pelas convenções condominiais, os proprietários dessas unidades podem alugar seus imóveis para turistas por meio de diárias, desde que a negociação seja intermediada pela administração do condomínio, normalmente uma empresa especializada em hotelaria.

Quando a locação é feita diretamente pelo proprietário ou por intermediários sem vínculo com o condomínio, configura-se o "pool paralelo". Essa prática, além de prejudicar a economia do setor hoteleiro em Caldas Novas, é considerada estelionato pela Justiça.

Consumidores e condomínios afetados

Para burlar as regras de locação dos imóveis, os envolvidos no pool paralelo costumam fraudar documentos e mentir para a administração dos condomínios, dizendo que os hóspedes são, na verdade, parentes e amigos dos donos do imóvel.

Os condomínios perdem dinheiro tanto nas diárias quanto na desvalorização dos imóveis onde o pool paralelo já se tornou predominante. Do outro lado, hóspedes acreditam pagar por um serviço completo de hotelaria que, no final das contas, não o recebem.

O cenário compromete a qualidade dos serviços e a reputação do setor hoteleiro na cidade.

Esquema sob investigação

Diante das denúncias, os casos de pool paralelo serão investigados pelas autoridades policiais. O objetivo é apurar o envolvimento de indivíduos que organizam empresas informais para operar o esquema de locação de imóveis.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias