Nesta terça-feira, 20, o Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais de Luziânia – 5ª DRP, recebeu uma denúncia anônima de um jabuti e uma cadela em situação de abandono e maus-tratos no Jardim Mandú I, em Luziânia.
Ao entrarem na casa cheia de entulhos e ratos, os policiais encontraram os dois animais em condições de fome e sede. A cadelinha com aparência desnutrida e o jabuti debaixo de restos de plástico e madeira.
Os policiais procederam para instauração de inquérito e responsabilização criminal. Tanto animais domésticos quanto silvestres são protegidos pela Lei de Crimes Ambientais (lei 9.605, art. 32). Quando o crime é cometido contra cães, a punição varia de 2 a 5 anos de reclusão.
Para onde foram enviados os animais resgatados
A cadela foi levada pela PCGO para uma clínica veterinária especializada e, assim que tratada, será colocada à comunidade para adoção. Já o jabuti foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres. Ele receberá um chip de identificação e tratamento especial.