A Taça das Favelas 2024, o maior campeonato de futebol entre jovens de periferias do mundo, foi lançada na noite desta segunda-feira, 10, no Anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
A Taça das Favelas se consolidou como um dos promotores da inclusão social através do esporte ao fortalecer a cultura de paz e fomentar a integração entre as comunidades, ressignificando os territórios e fortalecendo a autoestima da juventude nas periferias.
Os jogos classificatórios da Taça das Favelas 2024 estão marcados para iniciarem no dia 20 de julho. A final da competição será no dia 21 de setembro. Na edição de 2023, participaram da competição 200 equipes e mais de 2 mil atletas.
Segundo o prefeito Rogério Cruz, a Prefeitura de Goiânia apoia a iniciativa e destinou R$ 390 mil para a realização da competição. O gestor esteve no lançamento da competição. “A organização sempre me falou da importância do apoio da Prefeitura de Goiânia, principalmente para os atletas. É uma oportunidade única de disputar um torneio de grande relevância nacional”, afirmou o prefeito Rogério.
O chefe do executivo municipal também disse que já está em contato com a organização da Taça das Favelas para auxiliar a conseguir um palco à altura da grande final. Na edição de 2023, o prefeito Rogério Cruz afira que articulou para que a disputa fosse realizada no Estádio Antônio Accioly, proporcionando aos atletas a experiência de jogar em um campo com estrutura profissional.
O presidente da Central Única das Favelas em Goiás (Cufa-GO), Breno Cardoso, destacou que a competição é uma política pública social para os jovens da periferia e agradeceu o apoio do prefeito. “A competição democratiza oportunidades que usualmente esses jovens não têm. Eles participam de uma disputa que é feita nos moldes de um grande campeonato profissional nacional”, explica.
A Cufa é uma organização não governamental brasileira reconhecida nacional e internacionalmente, com atuação nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Fundada há mais de 20 anos, promove há mais de 10 anos a Taça das Favelas, que é o maior torneio de futebol entre comunidades e periferias do mundo. São mais de 400 mil jovens em todo o país, em Goiás são mais de 25 mil.
A primeira-dama, Thelma Cruz, também participou da solenidade e destacou a importância do papel da mulher no esporte. “Não poderia deixar de participar porque o futebol também pertence às mulheres. Em todos os bairros de Goiânia as mulheres estão ocupando as quadras. Todas as participantes aqui já são vencedoras”, afirma.