O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta quarta-feira (6) para provocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula publicou fotos de uma nova ninhada de emas que nasceram no Palácio da Alvorada, lembrando episódio em que Bolsonaro ofereceu cloroquina aos animais.
Olhem as eminhas que nasceram aqui no Alvorada. Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina. 🥰 #EquipeLula
— Lula (@LulaOficial) October 6, 2023
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/paPH2358ZT
Uma das emas do Alvorada teve 12 filhotes recentemente. A primeira-dama Janja da Silva também compartilhou um vídeo alimentando as aves com couve picada. Ela pediu ao veterinário do palácio que desenvolva um novo local para as emas crescerem, mais adequado.
A sexta-feira começou com novas moradoras aqui no Alvorada! 😍 Doze filhotinhos de ema nasceram e, nos próximos dias, vão ganhar uma área especial pra crescerem bem e saudáveis. Hoje de manhã elas comeram couve e passearam pelo jardim, já estão se sentindo em casa. 🤍 Sejam… pic.twitter.com/1FdYfVrG5X
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) October 6, 2023
Ao postar as fotos, Lula fez referência a 2020, quando Bolsonaro ofereceu cloroquina - remédio sem eficácia contra a Covid-19 - às emas, em meio à pandemia. O petista continua em repouso no Alvorada após cirurgias no quadril e nas pálpebras na semana passada, mas tem despachado diariamente com ministros.
As emas que vivem nos palácios oficiais vinham sendo alimentadas com restos de comida humana no fim do governo Bolsonaro, e duas chegaram a morrer. Janja agora se preocupa com o bem-estar das aves. Lula segue se recuperando das cirurgias dentro do previsto pelos médicos.