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Mobilidade: prefeito de Goiânia anuncia mudanças nos sistemas de trânsito e transporte público

Novo plano prevê aumento no número de vagas de estacionamento rotativo

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O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou o lançamento do Plano Nova Mobilidade, um conjunto de medidas para modernizar o sistema de trânsito e transporte público da capital. A iniciativa visa melhorar a fluidez do tráfego, priorizando o transporte coletivo e criando soluções para a redução de congestionamentos e otimização do uso das vias.

Dentre as principais propostas, destaca-se a criação de mais vagas rotativas em estacionamentos de rua em setores comerciais da cidade. Segundo Mabel, será implementado um estacionamento rotativo digital com a abertura inicial de 6 mil vagas, que serão distribuídas em áreas do Centro e Campinas, com previsão de expansão para 18 mil vagas em um futuro próximo. "Objetivo é dar uma condição de estacionamento melhor e impulsionar o comércio nessas regiões", afirmou o prefeito.

Além disso, o plano propõe restrições de estacionamento em áreas críticas, ajustes geométricos em cruzamentos, melhorias na sinalização horizontal e vertical, e a criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que coordenará as operações de tráfego e transporte na cidade.

Medidas urgentes para os primeiros 100 dias de gestão

A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) elaborou um conjunto de medidas urgentes a serem implementadas nos primeiros 100 dias de gestão de Sandro Mabel. Entre essas ações, destaca-se a revogação do decreto nº 2.534, de julho de 2024, e a atualização do plano de mobilidade, com prazo de 180 dias para conclusão.

Redução de congestionamentos e foco no transporte coletivo

De acordo com a SET, o Plano Nova Mobilidade tem como objetivo reduzir os congestionamentos, minimizar os conflitos no trânsito e diminuir o tempo de deslocamento da população. O plano também busca tornar o transporte coletivo mais atrativo, com melhorias na acessibilidade, pontualidade, regularidade e eficiência dos serviços. Outra prioridade é a promoção de melhorias nas calçadas, ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas, e incentivo à mobilidade ativa, como as bicicletas públicas compartilhadas, que serão integradas ao sistema de transporte coletivo.

Para garantir a efetividade do projeto, estão sendo implementados sistemas tecnológicos de monitoramento, como a utilização de data lake para armazenar informações, AVL (Automatic Vehicle Location), bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento em ônibus, terminais e estações, e semáforos com telemetria. Esses recursos permitirão uma análise em tempo real da operação do trânsito e do transporte público.

Desobstrução das vias principais

Outro ponto central é a desobstrução das vias arteriais de Goiânia. O projeto tem como foco inicial dez vias principais da cidade, entre elas a Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136, os Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, e a Avenida 24 de Outubro. O plano inclui ações como a revisão dos tempos semafóricos, sinalização de conversão à direita, restrição de estacionamento e operações de carga.

Serão implantadas faixas exclusivas para o transporte público e aprimorada a sinalização para reduzir os pontos de conflito no trânsito. A medida também prevê a ampliação do número de faixas de tráfego e a restrição de alocação de equipamentos nas vias, como caçambas e betoneiras.

A expectativa é que essas intervenções resultem em uma maior fluidez do tráfego, permitindo que o transporte coletivo circule com mais eficiência e rapidez, beneficiando diretamente os usuários do sistema.

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