Cotidiano

Morte de dezenas de peixes no Córrego das Antas é investigada em Anápolis

Diário da Manhã

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 18:54 | Atualizado há 4 meses

Foto:Reprodução/TV Anhanguera

A gerência de fiscalização ambiental de Anápolis investiga a causa da morte de dezenas de peixes no Córrego das Antas, que corta grande parte do município. Até o momento, a suspeita é de que a poluição provocada pelo lançamento de esgoto tenha provocado a morte dos animais. O caso foi denunciado por um grupo de ambientalistas na última terça-feira, 14.

O gerente de fiscalização ambiental, Thiago Vitorino, informou à TV Anhanguera, que os fiscais vão coletar amostras da água para verificar que tipos de substâncias estão deixando os peixes sem oxigênio. O trabalho será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), que irá realizar análises da água.

Mais problemas

O Córrego das Antas já estava em observação desde o início deste mês, quando o mesmo grupo de ambientalistas que fizeram a denúncia sobre os peixes, constatou uma espuma se formando nas águas do ribeiro provocada pelo descarte de esgoto de forma irregular da Saneamento de Goiás (Saneago). Na ocasião, o ambientalista Edson Queiroz chegou a alertar que o cal encontrado na água era nocivo e já poderia ter causado a morte de vários cágados na região.

Após a denúncia, a Saneago foi notificada e multada em R$ 100 mil pelo crime ambiental. Questionada sobre a mortandade dos peixes, a companhia informou, por meio de nota, que os locais onde a situação ocorreu ficam bem acima do ponto de lançamento da estação de esgoto e que por isso, não poderia atingir essa área (onde os peixes mortos foram encontrados), que fica em sentido contrário ao curso do córrego.

Com informações de outros portais.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias