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Motoboy viraliza no TikTok ao comer lanches de clientes que se recusam a buscar entregas

Pedro Roberto Pereira Júnior, motoboy do iFood, expõe desafios de segurança e regras de entrega em vídeos populares na internet

Imagem ilustrativa da imagem Motoboy viraliza no TikTok ao comer lanches de clientes que se recusam a buscar entregas

O motoboy Pedro Roberto Pereira Júnior, de 27 anos, tornou-se viral no TikTok ao compartilhar vídeos em que ele come os lanches dos clientes que se recusam a buscar a entrega na portaria dos condomínios.

Pedro alega que não sobe até o apartamento dos clientes por motivos de segurança e afirma que o iFood, a plataforma para a qual trabalha, é quem determina as regras de entrega.

De acordo com Pedro, o iFood estabelece que não é obrigação dos entregadores subirem, a menos que o cliente seja deficiente. No entanto, ele relata que muitos clientes se recusam a descer e são mal-educados. Pedro menciona que no Rio de Janeiro, onde ele reside, há casos de entregadores que subiram para entregar o lanche e acabaram sendo assaltados, tornando a situação complicada.

Quando o cliente se recusa a descer, o iFood oferece duas opções a Pedro: ele pode retornar e devolver o pedido ao restaurante ou descartar o lanche. Se ele estiver próximo ao restaurante, ele opta por devolver o pedido, mas se já estiver com outra entrega, o iFood instrui a descartar o lanche. No entanto, Pedro afirma que ele não joga a comida fora, mas a consome ou a oferece a um morador de rua.

A prática de comer os lanches dos clientes que se recusam a descer tornou-se frequente nos bairros da Zona do Rio, onde Pedro mora. Com a popularização de seus vídeos, ele até criou uma música com a letra: "Se não descer, eu como mesmo, eu como mesmo; Não tem 'caô', eu como mesmo, eu como mesmo; Se não descer, eu nem ligo. Como mesmo, como mesmo".

O iFood, informou que a obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato na residência do cliente, seja na porta de uma casa ou na portaria de um condomínio. Caso o cliente se recuse a descer, a recomendação é que o entregador informe o ocorrido no aplicativo e retorne com o pedido para o destino inicial (o estabelecimento) ou descarte o item. Os clientes têm o direito de solicitar o reembolso do pedido, e cada caso é avaliado individualmente.

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