Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mudas de pequi sem espinho são preparadas para público em geral

Espécie de pequi sem espinho estará disponível para compra por R$ 50

As pessoas interessadas em adquirir as mudas devem entrar no site da Emater. Foto/reprodução: Nivaldo Ferr/Brunno Falcão As pessoas interessadas em adquirir as mudas devem entrar no site da Emater. Foto/reprodução: Nivaldo Ferr/Brunno Falcão

Cerca de 6 mil mudas de pequi, que serão comercializadas com o público em geral em setembro deste ano, resulta-se em seis variedades de pequi, sendo três com espinhos e outros três sem espinhos nos caroços. A produção do lote com as mudas de pequi faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

A pesquisa, que durou 25 anos, teve na primeira etapa a comercialização com viveiristas goianos e para agricultores familiares do Estado. "Depois de atender aos agricultores familiares na primeira entrega, grupo prioritário da Emater, estamos trabalhando para acolher essa demanda da sociedade que se interessou pelo cultivo do fruto”, explica Pedro Leonardo Rezende, presidente da Agência Goiana.

Após o lançamento das seis novas cultivares, entidades surgiram interessados pelas mudas, principalmente as pessoas, que têm grande interesse pelo pequi sem espinhos e que gostariam da muda para o consumo próprio. Desta vez, será disponibilizado a muda individualmente, antes ficava disponível o kit com as seis cultivares.

Como adquirir

As pessoas interessadas em adquirir as mudas devem entrar no site da Emater e, após isso, clicar em “Aquisição de Mudas de Pequi”. Deve ser feito um cadastro, informando o número de plantas pretendidas de cada cultivar. Quando as mudas estiverem prontas, técnicos da Emater entrarão em contato, agendando a retirada das mudas. O custo unitário da muda é de R$ 50,00.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias