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Não importa à cilindrada, os cuidados são os mesmos

A paixão pela velocidade corre nas veias de todo motociclista

Imagem ilustrativa da imagem Não importa à cilindrada, os cuidados são os mesmos

Nos seis primeiros meses de 2023, o mercado brasileiro emplacou 779.707 novas motociclistas. A média de emplacamentos por dia útil ficou em 6.335 unidades. A motivação entre os brasileiros para escolher a motocicleta como objetivo principal, seja por ser mais econômico, fácil acesso, seja para trabalho, seja para lazer, ou seja, para se divertir com o veículo, ao mesmo tempo proporcionar um ganho de tempo no dia a dia, embora outros fatores pessoais também tenham contribuído para essa motivação.

Ao adquirir esse veículo, todo condutor dele levar em consideração os cuidados e regras de trânsitos. Pois mais da metade das mortes no trânsito em 2023 são de motociclistas; óbitos beiram 70% do total. E as lesões, mais frequentes registradas, foram fraturas de membros, ferimentos de superfície externas, traumatismos cranianos e luxações de ombros e pé. Situações ocorridas por excesso de velocidades, falta de atenção no trânsito, inexperiência com veículo, onde o fluxo de trânsito cada vez mais intenso entre carros e motos, e a velocidade dos veículos devem estar sempre na média permitida.

Pois os motociclistas devem seguir as mesmas leis de trânsito que todos os outros veículos automotores, ou seja, parar quando o semáforo estiver vermelho, obedecer às placas de “PARE”, observar as preferencias, só ultrapassar pela esquerda, evitando qualquer atitude brusca, tanto a aceleração quanto ao freio. Esses tipos de atitudes, podem provocar situações onde o condutor vai derrapar ou perder o equilíbrio. Evitar um acidente de moto dirigindo de maneira defensiva e sempre prestando muita atenção ao trânsito ao seu redor e também as estradas e ao ambiente.

Para entender melhor essa “brisa sobre o rosto” que todos os motociclistas vivenciam, essa adrenalina em sua rotina, o Diário da manhã foi viver essa experiência sobre duas rodas.


		Não importa à cilindrada, os cuidados são os mesmos
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã entrevistou Profissional autônomo, Gregory Melo, que nos conta sua experiência de 20 anos como motociclista.

“Minha primeira moto foi uma moto125c, apelidada como “Horipa” pois ela fez parta da minha trajetória de vida, a finalidade dela na época foi para ir ao trabalho, ter mais qualidade de vida e suas comodidades, e daí então essa moto me proporcionou vivenciar outras experiências, com meus amigos passeios, viajar com essa moto algumas viagens curtas outras mais distantes então a primeira moto a gente nunca esquece, quem entende sabe do que estou falando”, diz.

“Com o passar dos tempos, adquiri uma outra moto150c, e as finalidades sempre as mesmas, trabalho, passeios, viagens e interações com os amigos nos grupos de encontros de motos, onde um dos encontros foi bem marcante pois fui sozinho “Eu e Deus” para uma viagem bate volta no encontro de motos que foi realizado em Barra do Garças, não tinha nenhum outro motociclista como companheiro, caso eu precisasse de um “suporte” fui confiante que tudo iria transcorrer bem, como de fato deu tudo certo, então para um motociclista que aprecia a velocidade, não existe distância, o importante é chegar seguro”.

Gregory Melo, também nos conta sobre a importância de seguir as regras de trânsito, como andar corretamente. “A posição de pista “padrão” mais segura para um motociclista, está no terço mais a esquerda da pista. Por isso a maioria dos motociclistas optam por ficar na posição esquerda na maior parte do tempo, pois as motocicletas têm mais flexibilidade que os veículos de passeios na escolha e na posição”

Gregory Melo, conta um detalhe fundamental sobre a atenção com os “pontos cego” entre motociclistas e outros veículos sobre o trânsito.

“Eu tenho o costume de sempre usar uma frase “Veja e seja Visto” pois eu como condutor de motociclista tenho que ter atenção redobrada quando estou dirigindo, é fundamental ficar sempre no campo de visão do motorista, se possível olhar nos olhos do motorista, através do espelho lateral dos veículos”.

Para finalizar a entrevista com Gregory Melo, ele deixa uma mensagem a todos os motociclistas “Independente da cilindrada o condutor tem sempre que ter humildade, pois o mesmo que adquiriu uma moto de cilindrada menor, poderá um dia alcançar a realização de uma cilindra de maior”.

O Diário da Manhã também entrevistou o empresário G.R.M mais conhecido como Guilbão-Discípulos do Asfalto, que sempre realiza viagens de motociclista para encontros de motos com grupos de amigos em outras cidades.

“A paixão por moto é curtir o passeio, pilotar uma moto de 650c na estrada requer muita atenção é claro que sempre com todos os cuidados necessários, tenho o costume de viajar na companhia da minha esposa para outras cidades, onde todo percurso da viagem apreciando sempre as paisagens, contemplar o por do sol, registrar varias fotos como recordações de cada viagem realizada, não é um simples passeio de moto, mas sim um grande estilo de vida, apreciar bons ventos”, pontua.

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