Home / Cotidiano

COTIDIANO

O poder da autoimagem: os cuidados que mudaram com o tempo

Especialista em imagem destaca os benefícios que o trabalho com a autoimagem pode oferecer à vida pessoal

Imagem ilustrativa da imagem O poder da autoimagem: os cuidados que mudaram com o tempo

Os cuidados com a autoimagem e o comportamento têm se tornado cada vez mais frequentes na vida pessoal, social e profissional, e exigem cada vez mais um cuidado maior com a própria imagem e com a personalidade, o que impõe, de certa forma, mais cuidado na hora de se vestir e se comunicar. Ao ir em um shopping, percebe-se uma vairdade de estilos e que a vaidade pode não mais ser um dos sete pecados capitais - afinal, o que tem de mau em se mostrar mais autoconfiante e apostar em si mesmo?

É sobre este assunto que a especialista em imagem, Izabella Vitória, trata em entrevista exclusiva ao Diário da Manhã. Para adentrar no assunto sem que haja dúvidas posteriores, ela explica o que é autoimagem, que pode ser construída ao longo da vida.

"A autoimagem é a concepção que alguém tem de si mesmo, podendo ela ser construída por meio das experiências vividas ao longo da vida. Por muitas vezes, em determinada fase ou situação, a autoimagem de alguém pode ser distorcida, causando graves problemas de autoestima, autoaceitação e de como ela se percebe. Por isso o autoconhecimento se torna peça fundamental para o suce


		O poder da autoimagem: os cuidados que mudaram com o tempo
"As pessoas buscam se conhecer e deixar a marca da sua identidade no mundo", afirma Izabella.. Foto: Reprodução/Instagram

sso em diferentes áreas da vida", afirma.

E são estes problemas que distorcem a autoimagem que podem ser maléficos para a autoestima, acarretando em momentos desagradáveis, por isso a especialista discorre sobre a importância de cuidar da autoimagem para evitar dissabores.

"Ela está diretamente ligada a autoestima e consequentemente, com os acertos e frustrações vividos ao longo do tempo. Uma autoimagem desconstruída pode fazer com que se encontre barreiras a mais para se conquistar algo, ou até mesmo ocasionar uma sequência de frustrações que podem privar alguém de dar um passo para frente por não acreditar em si mesmo. Enquanto a autoimagem bem construída através de autoconhecimento leva alguém a quebrar barreiras, ser autoconfiante e conquistar o sucesso com maior facilidade", explica.

Para ter acesso a uma melhor autoimagem, Izabella ressalta que a consultoria se faz necessária neste processo, uma vez que o consultor de imagem "é um facilitador do autoconhecimento, que busca através de técnicas e ferramentas evidenciar o que alguém tem de melhor através da vestimenta".

A comunicação não verbal mostra o potencial de uma pessoa e isso é demonstrado por meio de "diferentes caminhos que as linhas, formas, cores e texturas podem levar". Segundo Izabella, "o consultor de imagem busca alinhar a imagem perfeita de alguém com a sua personalidade e seus objetivos de imagem".

Mudanças de comportamento

As mudanças de comportamento são visíveis quando se observa os hábitos dos últimos 10 anos, por exemplo. A ascensão das redes sociais e a busca por um novo modo de viver têm feito o indivíduo a olhar mais para si e criar uma identidade, que corresponda às suas expectativas.

Questionada sobre a mudança deste comportamento, Izabella afirma que "no início, em relação a busca pelo profissional de consultoria de imagem era para se vestir adequadamente de acordo com a ocasião de uso, o conhecido “styling”.

"Hoje, as pessoas buscam ter autoconhecimento. Ao ligar a sua personalidade, sua forma de pensar e se comportar através da vestimenta, busca-se entregar algo que realmente transforme a sua vida, através do autoconhecimento do seu corpo, do seu estilo (que está diretamente ligado à sua personalidade) das suas cores (que evidencia o aspecto saudável e iluminado do rosto), a usar as cores de forma estratégica na imagem de acordo com o seu significado. Resumindo, as pessoas buscam se conhecer e deixar a marca da sua identidade no mundo", diz.

Homens mais vaidosos

É notável o quanto o comportamento masculino em relação à moda e cuidados com postura e fala têm mudado ao longo dos anos. Talvez a desconstrução de alguns tabus tenham rompido barreiras para que a masculinidade deixasse a fragilidade de lado e abracasse novas formas de viver.

"Hoje, o homem está tendo maior concepção de que as pessoas o percebem através da vestimenta dele, e que ele pode ter resultados melhores quando está bem-vestido. Boa parte dos meus clientes são homens, que buscam a consultoria de imagem por motivações profissionais, pessoais ou amorosas, para se destacarem através da vestimenta de acordo com o seu objetivo. E quando a fazem, são surpreendidos pelo autoconhecimento que ela proporciona", assegura Izabella.

E essa consultoria se estende à rede social, que implica diretamente na imagem das pessoas.

"Pensar na comunicação que você está transmitindo, ter foco no que você quer trazer e conectar com a sua identidade, procurar a trazer o equilíbrio do pessoal com o profissional, trazer fotos para o feed com uma boa iluminação e tratamento de imagem e levar algo que agregue a vida da sua audiência são algumas dicas que melhorarão a rede social", afirma.

Potencialização da imagem

É necessário pensar para além da vestimenta, o mundo contemporâneo exige poucos erros e mais perfeição, e é claro que é impossível acertar sempre e manter-se são diante de tantos acontecimentos em menos de 24h. Portanto, não é preciso pensar que existe perfeição, somente na ficção - e olhe lá. O autoconhecimento trabalha com os altos e baixos e alinha isso para que a pessoa se sobressaia sobre os percalços do cotidiano.

"A consultoria de imagem trabalha de dentro para fora, portanto não se trata somente de vestimenta. Mas sim de potencializar a sua imagem através da comunicação não verbal. Compreendendo e alinhando da melhor forma possível a sua personalidade com a vestimenta. Esse processo só é possível ser feito através do autoconhecimento, e é algo fundamental para todos que querem potencializar o que se tem de melhor. Atraindo para si melhores oportunidades em diferentes áreas da vida", completa Izabella.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias