Home / Cotidiano

COTIDIANO

Oitavo caso de raiva em morcego em 2024 é registrado em Goiânia

Animal foi encontrado sem vida numa rua no Setor Urias Magalhães e acende alerta para vacinação antirrábica

Morcego raiva Goiânia

O oitavo caso de raiva em morcego em Goiânia, no ano de 2024, acaba de ser confirmado. O animal foi encontrado já sem vida numa rua no Setor Urias Magalhães, na Região Norte da capital. A descoberta foi feita durante uma rotina de trabalho dos agentes de endemias.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), responsável pelo monitoramento de casos de raiva animal no município, não houve contato do morcego com nenhum outro animal ou ser humano. Após a confirmação da infecção do vírus pelo laboratório da Agrodefesa (Labvet), o departamento emitiu um alerta epidemiológico no dia 20 de agosto, para que a população esteja atenta aos riscos.

O morcego é da espécie Artibeus lituratus, conhecido por se alimentar de frutas. “Mesmo que Goiânia tenha apenas morcegos frugívoros e insetívoros, que não se alimentam de sangue, é crucial estarmos vigilantes. A raiva em morcego sempre traz risco de contaminação para humanos e animais domésticos”, explicou o representante do Controle de Animais Sinantrópicos, Welington Tristão.

Os casos de raiva em morcegos reforçam a necessidade da vacinação de cães e gatos em Goiânia

“Mesmo que um animal doméstico tenha contato com um morcego infectado, ele não desenvolverá raiva se estiver com a vacinação em dia. Por isso, reforçamos a importância das campanhas de vacinação, como as que acontecerão nos dias 14 e 21 de setembro. Protegendo os pets, também estamos cuidando da saúde humana”, enfatiza Welington.

Como já noticiado aqui no Diário da Manhã, além dos pontos da campanha dos dias 14 e 21 de setembro, existem locais com vacinação durante o ano todo, para toda população pet da capital.

Este ano, além do Setor Urias Magalhães, outros bairros como Sítios de Recreio Samambaia, Jardim Guanabara, Setor Jaó, Jardim Novo Mundo e Setor dos Funcionários também registraram casos de raiva em morcegos. As espécies encontradas nestes locais se alimentavam de insetos e frutas.

As autoridades reforçam que, em caso de acidentes com animais domésticos ou silvestres, procurar rapidamente atendimento em uma unidade básica de saúde para que se inicie o tratamento adequado.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias