Operação Goiás Alerta e Solidário será lançada nesta sexta-feira, 18, ás dez horas, a iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) tem como principal objetivo proteger a população de desastres naturais, especialmente durante a época de chuvas, quando aumenta o risco de inundações e deslizamentos.
A cerimônia acontecerá no pátio do Quartel do Comando Geral do CBMGO, no Jardim América, em Goiânia, e contará com a presença de várias autoridades, incluindo a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
A Operação Goiás Alerta e Solidário reúne secretarias e órgãos do governo, promovendo uma ação conjunta para garantir a segurança e dignidade das famílias que moram em áreas de risco. A operação busca diminuir os efeitos negativos das chuvas, oferecendo ajuda a cidades que enfrentam dificuldades.
Entre as ações planejadas, destaca-se o mapeamento de áreas de risco. Esse levantamento vai identificar as famílias que vivem em regiões vulneráveis, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência. A operação também incluirá a distribuição de cestas básicas e equipamentos de infraestrutura.
Durante a cerimônia, o CBMGO também receberá novos equipamentos e 32 viaturas novas. Essas viaturas serão essenciais em operações no combate a incêndios florestais e na Operação Tempestade, aumentando a capacidade de resposta da Corporação em um cenário de mudanças climáticas.