
Deflgrada na última quinta-feira, 20, a Operação Bumblebee investiga um esquema de desvio de mercadorias, o qual era cometido por meio de fraudes. De acordo com as informações da polícia, durante a ação, os policiais da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubo de Cargas (DECAR) cumpriram um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra um dos envolvidos no esquema em Brasília.
Segundo as investigações, os envolvidos eram responsáveis por aplicar o golpe do falso intermediário, no qual consistia em criar um cenário de confiança e se identificar com um motorista de caminhão para as empresas de transportes de cargar, e se passarem por representantes das empreas para o verdadeiro motorista.
Os suspeitos então ganhavam a confiança dos motoristas, os quais entregavam todos os documentos para os indíviudos. Com a documentação necessária, eles se passavam pelos caminhoneiros e conseguium a autorização para carregar e transportar os alimentos que seriam entregues em mercados de Brasília.
Durante a entrega, os motorista que se identificaram a empresa com os documentos dos verdadeiros, informavam que houve algum tipo de problema de logística para efetuar o descarregamento da mercadoria, e convenciam os motoristas a fazer o tranbordo da carga para um outro caminhão, e assim os produtos não chegavam ao destino final. Segundoa polícia, o prejuízo provocado é de R$ 280 mil em produtos desviados entre março e maio do ano passado.
A DECAR descobriu que os suspeitos usavam da engenharia social para cometer os crimes, e enganava motoristas e empresas para fazer o transporte do material. Com as provas do crime, a polívia prendeu o motorista da organização criminosa, e apreendeu o caminhão que ele usava para transportar a mercadoria roubada. Os outros suspeitos seguem foragidos.