
Um pai esqueceu suas filhas, de seis e dez anos, em um posto de combustíveis na BR-259, em Baixo Guandu, Espírito Santo, o caso aconteceu nesta segunda-feira,20.
O incidente ocorreu quando o homem parou para abastecer o veículo e deixou as meninas no banheiro, seguindo viagem sem perceber que elas não haviam retornado.
Somente ao chegar em Colatina, a cerca de 40 quilômetros de distância, o pai notou a ausência das filhas e voltou rapidamente ao posto. Enquanto isso, a menina mais velha abordou uma frentista, descrevendo o pai e pedindo ajuda. A criança conseguiu o telefone da funcionária e acionou a Polícia Militar.
Polícia Civil informou que apura o caso e que os nomes dos envolvidos não serão divulgados para preservar a identidade das crianças, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).
As meninas relataram aos militares que, quando voltavam do banheiro, viram que o carro do pai estava saindo em direção à rodovia federal. "Ela também disse que havia se passado cerca de uma hora e o pai não tinha retornado. O Conselho Tutelar foi acionado para tomar as providências cabíveis", informou a corporação por nota.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Baixo Guandu, Gleiciane Firme, disse que, quando as meninas chegaram no Conselho Tutelar, perceberam que elas eram muito bem orientadas sobre como agir diante de uma urgência e que estavam calmas quando tudo aconteceu.

"Elas são muito instruídas pela mãe, que relatou para o conselho ter preparado as crianças para vida e a como agir nessa situação. O primeiro socorro sempre é a polícia e precisamos ter isso em mente como elas tinham", explicou a secretária, ainda segundo a Gleiciane "Quando o pai chegou no conselho, dava para ver a cara de desespero e cuidado com as meninas. Ouvimos a versão dele, ligamos para a mãe e perguntamos se poderíamos liberar as crianças para seguirem viagem com ele, o que foi autorizado".
O posto de gasolina deu assistência às crianças, mas o estabelecimento não quis falar sobre o caso.
A prefeitura informou que o pai acreditava que as crianças estavam dormindo no carro, o que levou ao esquecimento.